Cosmópolis inicia fase experimental da Estação de Tratamento de Esgoto

Cosmópolis inicia fase experimental da Estação de Tratamento de Esgoto

A Prefeitura de Cosmópolis colocou em operação, na manhã desta quinta-feira (11), em fase experimental, a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Jaguari. Com isso, o município trata a partir de agora 30% de seu esgoto.

O projeto entregue em cerimônia contou com a presença do Prefeito Junior Felisbino, Vice-Prefeito Dr. Maurício, Presidente da IBRACHINA Thomas Law, Secretários municipais, engenheiros da CETEBS e Vereadores.

Por 15 anos, a obra passou por diversos impasses, e com a nova administração da Secretaria de Água e Esgoto (SAE), teve condições para retomar o projeto e iniciar a fase experimental com capacidade para tratar 160 litros por segundo.

De acordo com o SAE, a meta é que até novembro deste ano será tratado 60% e até junho de 2022, 100% do esgoto. Os sistemas de esgotamento sanitário foram construídos com o intuito de coletar, afastar e tratar esgotos produzidos pela população da cidade, visando à redução da incidência de doenças de vinculação hídrica, bem como contaminação do solo e recursos hídricos, visando a salubridade ambiental da população.

“Para nós é uma grande alegria dar início a essa fase experimental. Não posso negar o esforço dos nossos servidores do SAE. Lembramos que o serviço de esgoto é fundamental dentro os princípios da Organização das Nações (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma questão saúde pública”, comenta o Prefeito Junior Felisbino.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *