Vagas de Emprego

Emprego Premiação do Cine Cosmo 12/08/2011

Foi realizado no último fim de semana a 1ª Mostra Audiovisual Cine Cosmo. Nas noites de quinta, sexta-feira e sábado a população pôde assistir a exibição de curtas metragens, palestras, bate-papos e a entrega de prêmios e homenagem aos cineastas e vencedores da mostra.
No dia 4 houve palestra com Hardy Kowalesky, dono do primeiro cinema na cidade e pioneiro do cinema em Cosmópolis e Paulínia.
Durante a palestra Kowalesky falou sobre o cinema nas décadas passadas e sobre os filmes que exibia antigamente, como ‘Tarzan’, ‘Mazzaropi’ e ‘Rock, o lutador’.
Hardy Kowalesky exibiu fragmentos de filmes de seu acervo pessoal, entre eles: peças com Carlos Gardel, filmes como ‘Viena cidade dos sonhos’, ‘O Gordo e o Magro’, além de filmes contendo a história de Cosmópolis como os tradicionais bailes de debutantes, comemorações de aniversário da cidade, desfiles de 7 de setembro (1963 e 1972) e até mesmo a posse do prefeito Benedito de Moraes Machado em 1964.
Apesar de não ter sido possível participar da abertura do evento, o Prefeito Dr. Antonio Fernandes Neto, fez questão de frisar em entrevista que “A Prefeitura se preocupa com a memória da cidade. E por trás de todas as memórias existem pessoas, a intenção é reconhecer as pessoas juntamente com as memórias antes que isso tudo se perca.”
Na sexta-feira o cineasta de Artur Nogueira, Marcelo Menezes, que ganhou o prêmio de Melhor Curta Metragem Regional, na 1ª Edição do Paulínia Festival de Cinema, em 2008 exibiu seu documentário ‘A Vaca’ que conta a história do famoso bloco carnavalesco de Artur Nogueira. O filme ganhou 4 prêmios, inclusive o de melhor filme e já foi exibido em Socorro, Cabo Frio e Campinas.
Houve também um bate-papo com Ocimar Davinha, um dos proprietários do Cine Avenida e das salas de cinema que existiam no Cosmópolis Plaza Shopping inaugurado em 2002 e fechado em 2007.
Na noite de sábado foi a vez da exibição dos curtas metragens ‘Todos nós somos um’, de Leonardo Nemézio e ‘Carta a um amigo’ de Felipe Godoy .
Nemézio declarou durante o bate-papo que a idéia do filme surgiu do nada. “Foi tudo uma brincadeira, não imaginávamos um fim, só pensávamos em começar a gravar.” Afirma o cineasta.
O curta foi inspirado na música de mesmo nome do cantor Jorge Vercilo.
Hardy Kowalesky esteve prestigiando o evento no dia em questão e foi homenageado pelo Diretor de Cultura Antonio Vanderlei Galhardi que entregou-lhe um troféu homenageando-o por seu legado em prol do cinema em Cosmópolis.
Antônio Sérgio dos Santos declarou que “Cosmópolis cumpriu uma etapa importante, estamos incentivando a produção de cultura. Espero que o Cine Cosmo tenha vida longa.”
Os curtas que ganharam o Cine Cosmo serão exibidos em várias cidades da RMC pelas secretarias de cultura de outros municípios. Os ganhadores visitarão o Pólo de Cinema de Paulínia e conhecerão o dia-a-dia de um estúdio cinematográfico.