Atualização Cadastral

Educação Mais um encontro do “Arte e Memória: Nosso Livro” em Cosmópolis 29/08/2013

Na última segunda-feira (26), o auditório da EMEB Educador Paulo Freire, em Cosmópolis, voltou a receber educadores para a terceira palestra de formação do projeto “Arte e memória: Nosso Livro”. Com o tema “Como organizar um livro para sua escola” a editora Marcela Comelato,  apresentou aos  professores de ensino infantil e fundamental,  questões práticas que envolvem a edição de livros, processo que também será trabalhado com as escolas no projeto.

“É importante que eles saibam termos técnicos como registro no escritório de direito autoral, ficha catalográfica, e alguns outros termos. Mesmo que seja de responsabilidade da editora, é importante que os professores saibam disso, até mesmo para valorizar a produção do livro, pois ele vai ser síntese de um trabalho, um momento que será cristalizado”, explica Marcela.

A palestra também contou com a participação de Maria Amélia Moscom, uma das idealizadoras do projeto, que abriu as atividades da noite. A formação conclui uma, das duas turmas de professores participantes do projeto.

Como síntese do projeto, que acontece desde junho nas escolas municipais de Cosmópolis, serão produzidos 11 livros com relatos memorialísticos de cada escola participante.

Projeto “Arte e Memória: Nosso Livro”

Realizado pela Editora Adonis, juntamente com a rede municipal de ensino de Cosmópolis, o projeto visa registrar e compartilhar histórias e memórias e, dessa forma envolver alunos, professores e a comunidade. Como desdobramento das ações, que contemplam a edição de onze livros, espera-se o incentivo à leitura e à escrita, a valorização do conhecimento histórico, além da contribuição para a construção da cidadania.

Arte e Memória: projeto Nosso Livro  tem  apoio pedagógico do Unisal (emissão de certificados), por meio da coordenadora do curso de pedagogia, Regiane Rossi Hilkner, suporte teórico-conceitual da pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp (CMU), Margareth Brandini Park, organização de Maria Amélia Moscom e palestras de formação de Renata Sieiro e Regina Penachione.