Vagas de Emprego

Educação Projeto “Alunos em Cena”: descobrindo talentos 29/10/2013

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oferece aos alunos da rede pública municipal o projeto “Alunos em Cena”.

O projeto teve início em 2009, onde foi desenvolvido o trabalho de aulas de teatro com alunos de 6º ao 9º ano. Em 2011, devido ao enorme número de inscritos, o grupo Uriellos, um grupo profissional de teatro do município, se uniu com a secretaria de educação e começou a participar com novas propostas. Era feita uma triagem dos alunos e no contra turno participavam das aulas de teatro com horários marcados e agendados, e os auditórios das respectivas escolas são usados como palco.

“Observamos que desde o início, começamos a ter o enriquecimento acadêmico dos alunos que participavam, muitos deles foram diagnosticados com dificuldade de leitura, interpretação, dislexia, por meio do projeto, então, foi enriquecedor nessa questão pedagógica” afirma a coordenadora de projetos da secretaria de educação, Andreia Guizo.

Segundo a coordenadora, o objetivo do projeto sempre foi melhorar a interpretação, fazendo com que o aluno leia observando o que ele está lendo, desenvolvendo a capacidade de interpretação, agregando pontos positivos na vida estudantil.

Desde 2010 a secretaria de educação realiza uma semana com espetáculos, cada escola da rede municipal desenvolve duas peças, onde os alunos do projeto se apresentam. Em média, hoje 120 alunos estão participando do “Alunos em Cena”.

Cosmópolis inovou e saiu na frente em relação ao projeto de teatro. Aulas teatrais dentro da rede pública, se tornando um modelo de programa que foi reconhecido pela Região Metropolitana de Campinas - RMC.

Bruno Almeida e Juliana Eiras são exemplos de alunos que participaram do projeto, e desde o início do ano estão se especializando em arte cênica no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, além de desenvolver contação de histórias infantis, para alunos do 1º ao 5º ano da rede pública.

“Tudo que aprendemos no teatro utilizamos na vida, isso acaba sendo bom desenvolvimento pedagógico e até mesmo acadêmico” aponta Juliana.

Todos os anos, a secretaria de educação realiza inscrições nas escolas da rede municipal para alunos do 6º ao 9º ano, as aulas acontecem nos auditórios das escolas, com duração de três horas, uma vez por semana. Neste ano, as apresentações finais acontecem do dia 16 a 23 de novembro, no auditório da EMEB Paulo Freire.

O teatro é um importante meio de desenvolvimento social de cada um, onde nós podemos ser nós mesmos.