Atualização Cadastral

Educação Prefeitura realizou a 20ª Semana da Água 04/09/2014

Em 2014 o tema “Reciclando o saber nos 20 anos de Semana da Água” se tornou fundamental frente à situação ambiental da nossa região, pois vivemos uma estiagem sem precedentes.

A Semana da Água é um Projeto do Consórcio PCJ em parceria com 80 municípios de toda bacia hidrográfica e tem como objetivos principais

incentivar os agentes locais de bacias hidrográficas a resolverem seus problemas ambientais, desenvolver ações que promovam a conscientização dos problemas e soluções relacionadas ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos; sensibilizar a sociedade e os principais dirigentes políticos sobre a necessidade de criar a gestão de bacias.

Cosmópolis comemorou 20 anos de participação neste Projeto. Foi um sucesso, as escolas tiveram a oportunidade de refletirem sobre suas ações e resultados. Nos últimos anos vários professores foram capacitados, participaram de visitas técnicas e oficinas com temas ambientais que serviram de subsídios para o desenvolvimento de suas aulas ao longo do ano letivo. Também muitos alunos participantes desde a primeira edição do Projeto hoje são pais de alunos ou até mesmo professores.

A Semana da Água faz parte do calendário escolar e envolve todos os alunos da rede municipal: A Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Também conta com o trabalho da Secretaria Municipal de Educação, patrocinadores, parceiros e colaboradores do setor público e privado.

Segunda feira (25) aconteceu a Abertura da Semana da Água: Em 2014 a abertura deste programa aconteceu simultaneamente em todas as escolas para que a comunidade local tivesse a oportunidade de participação. As escolas realizaram atividades diversificadas que envolveram alunos e comunidade com apresentações, plantios de árvores, sessão de vídeos e exposições. Na terça feira, 26 de agosto, os alunos da EMEB Prof. Florestan Fernandes visitaram o Zoológico municipal de Americana. Esse passeio foi o prêmio para a classe vencedora da melhor paródia 2014.

De 25 a 29 de agosto Cosmópolis recebeu a visita do caminhão da EPTV com o Projeto AquaMundo, que possui 6 oficinas ambientais, um terrário e ao final fizeram a distribuição da revista Terrinha da Gente para todos os alunos participantes.

Os alunos também participaram de concursos organizados de acordo com a série e categoria. São eles: Melhor desenho - sempre escolhido para ilustrar nossas camisetas e demais itens da Semana da Água. Em 2014 o vencedor foi o aluno Gustavo Alves de Melo, da professora Josiane Martins da Silva, da EMEB Profª Vilma Zenaide Nolandi Costa.

Melhor Slogan- que aparece impresso em nossas contas de água. A vencedora foi a aluna Gabriela Beatriz da Silva Santos, do 9º ano, da professora Juliana Baller Ribeiro de Omena, da Educação de Jovens e Adultos da EMEB Estudante Ximena Coelho Pereira.

O slogan vencedor do ano de 2014 é:

“ÁGUA, USE E REUSE, MAS NÃO ABUSE”

E como inovação este ano aconteceu o concurso da melhor paródia. Os campeões foram os alunos do 5º ano A, da Profª Deise Tallo, da EMEB Prof. Florestan Fernandes, que como prêmio receberam um passeio ao Zoológico Municipal de Americana.

No dia 29 de agosto aconteceu o encerramento da Semana da Água - com o intuito de não gerar lixo, o trabalho desenvolvido com os alunos nas escolas tem sido gravado em vídeos e esses vídeos são apresentados durante a cerimônia de encerramento, que acontece no Auditório 15 de outubro.  Nesse dia também aconteceu a premiação de todos os vencedores dos concursos, além de belíssimas apresentações musicais. Foi um sucesso!

Fotografias