Portal da Prefeitura de Cosmópolis

Prefeitura de Cosmópolis

  • COMUNICADO Foto: COMUNICADO
Newsletter

Receba em seu e-mail a agenda de eventos e novidades da cidade

Escolha as secretarias nas quais você tem interesse:


GIA ICMS
ISSQN
Atualização Cadastral

Utilidade Pública Prefeito de Cosmópolis é o novo Presidente da ARES-PCJ 23/03/2015

Texto: A- A+

 

O prefeito de Cosmópolis, Dr. Antonio Fernandes Neto, e os prefeitos de Valinhos, Clayton Machado, e de São Pedro, Hélio Zanata, foram eleitos para a presidência, 1ª vice-presidência e 2ª vice-presidência da ARES-PCJ, respectivamente. A eleição ocorreu na última quinta-feira (12), em Americana, durante a 8ª Assembleia Geral Ordinária da entidade, e assumem em 1º de abril, para mandatos de dois anos.

A Assembleia teve ainda ingresso de novos municípios, indicação de membro da diretoria executiva, apresentação e aprovação das contas de 2014 e do plano de trabalho de 2015, mudanças no estatuto, entre outros assuntos.

Entre os assuntos mais discutidos na reunião esteve o equilíbrio econômico-financeiro dos prestadores dos serviços de saneamento. A Agência Reguladora PCJ ressaltou que a crise hídrica e a redução no consumo de água tem ocasionado perda de receitas financeiras.

Isso ocorre ao mesmo tempo em que há aumento nos custos operacionais, devido a alta nos insumos como a energia elétrica, reajustada em todo o país, e produtos químicos, que variam em função do dólar e são necessários em maior quantidade devido à qualidade da água nos mananciais. Assim, a Diretoria Executiva da ARES-PCJ alertou aos prefeitos sobre os estudos que realiza para o diagnóstico da situação, e que pode haver impacto direto nas tarifas de água e esgoto nos próximos meses.

A 8º Assembleia Geral Ordinária teve pauta cheia. Quatro municípios confirmaram suas adesões: Indaiatuba, Bom Jesus dos Perdões e Saltinho, cujos prefeitos assinaram o Protocolo de Intenções, e Paraibuna, que assinou Convênio de Cooperação. Os municípios conveniados, inclusive, passam agora a contar com direitos semelhantes aos dos consorciados, graças a uma mudança estatutária aprovada na Assembleia.

Durante a reunião foram aprovadas as Contas e o Relatório de Gestão de 2014 e o Plano Anual de Trabalho para 2015, que passa a contar com cinco programas e 14 subprogramas.

O ex-prefeito de Atibaia, José Bernardo Denig, primeiro presidente da ARES-PCJ (Gestão 2011/2012) e o prefeito de Corumbataí e atual presidente, Vicente Rigitano (Gestão 2013/2015), receberam homenagens. Vicente Rigitano, cujo mandato de presidente se encerra no próximo dia 31 de março, agradeceu emocionado o apoio recebido nesse período de consolidação da ARES-PCJ.

Já Dr. Antonio Fernandes Neto, presidente eleito da ARES-PCJ, agradeceu o apoio para a continuidade do trabalho e ressaltou que o próximo desafio da entidade será a regulação dos resíduos sólidos urbanos.


Fotos: Iuri Domarco Botão



Notícias Relacionadas

Licitações Públicas
Recursos Trânsito
Acervo Digital

Redes Sociais