Atualização Cadastral

Ação Social Prefeitura de Cosmópolis e Polícia Militar realizam evento para crianças carentes 18/09/2015

Na último sábado (12), a Prefeitura de Cosmópolis, juntamente com a Polícia Militar promoveram uma manhã de recreação esportiva e palestras para crianças carentes do Projeto Nova Vida com Esperança. No total, 50 crianças passaram pela sede da Polícia Militar de Cosmópolis.

A ideia do evento surgiu através de uma parceria entre a Polícia Militar, a ONG Nova Vida com Esperança e a Secretaria de Esportes de Cosmópolis, para realização de um campeonato de futebol infantil nas dependências da Base da Polícia Militar, que dispõe de campo para a prática da atividade. A ONG que já realiza trabalhos voltados para área do esporte e social para comunidades carentes de alguns bairros do município, mobilizou-se para levar o maior número possível de crianças para o evento.

Logo no início da manhã, o evento iniciou com uma palestra para todos os participantes, tendo como tema escolhas seguras e responsáveis, que as crianças deverão fazer ao longo da vida e informações sobre os efeitos prejudiciais das drogas, a palestra foi ministrada pelos policiais militares do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Na sequência os participantes assistiram a uma apresentação do Canil do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior, a qual impressionou e divertiu as crianças do projeto logo pela manhã.

Em seguida, supervisionadas por professores de educação física voluntários do projeto, as crianças iniciaram o torneio de futebol que foi composto por quatro times. Enquanto ocorria uma partida, os times de fora participavam de atividades em bases que foram instaladas para o evento. As crianças interagiam com duas bases, sendo uma delas a do Corpo de Bombeiros, que estava marcando presença com uma viatura de Combate à Incêndio, momento em que conheciam o trabalho dos Bombeiros Militares e equipamentos utilizados nas emergências, além de aprenderem conceitos básicos de segurança em situações de risco.

“O evento foi planejado de uma forma em que as crianças sempre estariam em atividade, participando do campeonato, assistindo palestras ou interagindo com a Polícia Militar”, comenta o 1º Tenente da Polícia Militar Tiago Augusto Costa e Silva, Comandante da Polícia Militar de Cosmópolis.

Outra base existente no evento foi a da Polícia Ambiental, que através de sua base móvel trouxe para as crianças carentes palestras sobre meio ambiente, cujos assuntos tratavam sobre resíduos sólidos, dióxido de carbono, diferença entre lixões e aterro sanitário, e também animais silvestres.

“Nós realizamos esse evento com o objetivo de interação entre a ONG, Secretaria de Esportes e Polícia Militar, ficamos muito satisfeitos com o resultado. Em especial gostaríamos de agradecer ao 1º Tenente Augusto por ceder o espaço e nos ajudar a promover esse dia”, disse o Secretário de Esportes, Nilton de Souza Silveira.

Após o término dos jogos, foi realizada a premiação do time campeão e vice-campeão com medalhas, momento em que os voluntários, membros da ONG Nova Vida com Esperança e policiais militares homenagearam os vencedores.

“Foi um trabalho muito importante para a Polícia Militar trazer essas crianças para dentro do quartel, aproxima-las da instituição e poder contribuir para cada uma delas com informações importantes para suas vidas”, finaliza o Comandante.