Atualização Cadastral

Educação Outubro foi o mês de encerramento do Projeto Abayomi nas Escolas de Cosmópolis 27/11/2015

Na última sexta-feira (20), na EMEB Educador Paulo Freire, aconteceu o encontro de encerramento do Projeto Abayomi nas Escolas em Cosmópolis, baseado no livro Abayomi, Um encontro feliz: a verdadeira história de um filhote de onça órfão, escrito por Darcy Pattison e ilustrado por Kitty Harvill, ambas americanas. O livro conta a história verídica de um filhote de onça parda encontrado na nossa região e que sobreviveu 23 dias sozinho após perder a sua mãe num resgate mal sucedido. O livro foi lançado em 2014 nos Estados Unidos, onde ganhou um prêmio de literatura infantil. Em 2015, foi publicada a versão em português com recursos da FMC Corporation. O município contou com a doação de 430 exemplares para a realização do projeto junto às escolas do Ensino Fundamental.

Foram quatro encontros que proporcionaram, aos 30 professores participantes da Rede Municipal de Ensino, um mergulho no tema Biodiversidade, com ênfase na importância dos grandes felinos no equilíbrio ambiental. Além dos encontros, os professores tiveram atividades à distância e a incumbência de desenvolverem trabalhos pedagógicos dentro da sala de aula, a partir da vivência com seus alunos, e depois apresentá-los durante o encontro de finalização do curso. Em Cosmópolis, a proposta também foi inserida no Projeto Rodando e Ensinando, da Secretaria de Cultura, que culminou em três dias de contação da história do Abayomi em praça pública e escolas.

O curso Abayomi nas Escolas teve início a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Márcia Rodrigues, que também é a coordenadora do projeto. O curso faz parte da estratégia para implantar a ARIE Matão de Cosmópolis, uma unidade de conservação federal criada nos municípios de Cosmópolis e Artur Nogueira e o “Corredor das Onças”, iniciativa que tem como objetivo a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade e quantidade de água no interior paulista, por meio da reconexão de fragmentos florestais e da restauração das margens dos rios e de suas nascentes. Os trabalhos tiveram o patrocínio da FMC Corporation e da Associação das Nações Unidas no Brasil (ANUBRA).

Isabela Kojin Peres, gestora ambiental e Sara Monise de Oliveira, Doutora em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos, foram as responsáveis por ministrarem o curso ao lado da Marcia que é Doutora em Políticas Públicas pela UNICAMP, e ficaram encantadas com os resultados apresentados pelos professores de Cosmópolis; - “superaram nossas expectativas, os projetos desenvolvidos com as crianças nos emocionaram” disseram. O projeto foi apoiado pela Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Cosmópolis, Andreia Carvalho Guizo, que participou de todo o processo.

Márcia afirmou ainda que o Abayomi nas Escolas é a primeira etapa de um programa mais amplo que possui ainda outras três vertentes a serem desenvolvidas: a Reabilitação da Fauna Silvestre, o Controle Populacional de cães e gatos, e a Revitalização dos Recursos Hídricos das cidades onde for implantado. “Os resultados desta primeira etapa que têm a ver com o processo de Educação Ambiental, foram bastante expressivos. Os participantes merecem nossos cumprimentos, fizeram um trabalho elogiável e esperamos que a biodiversidade entre no cotidiano escolar e de toda a sociedade”, arrematou.