Vagas de Emprego

Comemoração Cosmópolis está entre as 100 melhores cidades do Brasil com melhores condições para negócios 03/12/2015

Cosmópolis está entre as 100 melhores cidades com as melhores condições para negócios. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram apontados 6 municípios, entre eles Vinhedo, Jaguariúna e Paulínia.

Estão na lista cidades de todo o território nacional entre 50 mil e 100 mil habitantes, somando 348 municípios, que se enquadram no conceito “médias-pequenas”.

Estes municípios com esse porte são responsáveis por 10% de tudo que é produzido no Brasil e concentram 11% das empresas, 12% da população e 9% dos empregos formais. O estudo avaliou 28 indicadores de sete setores (sociodemográfico, econômico, saúde, educação, financeiro, transporte e infraestrutura) com pesos diferentes. A soma dos indicadores resultou no Índice de Qualidade Mercadológica (IQM).

De acordo com o estudo, as cidades que ocupam as primeiras colocações estão próximas de grandes munícipios e em regiões metropolitanas. O potencial delas evidencia a “interiorização” dos investimentos e a mudança de foco.

“É uma conquista significante para o município que, mesmo com a dificuldade que o país vem enfrentando economicamente, Cosmópolis mesmo pequena, se destaca entre os grandes. É o momento de comemorar pelo reconhecimento que nosso munícipio vem ganhando”, disse o Prefeito de Cosmópolis, Dr. Antonio Fernandes Neto.

Através desse ranking, Cosmópolis agora começa a despontar como uma cidade para investimentos, a localização estratégica é um fator que favorece muito para a procura de novos investidores.

“Cosmópolis em si, oferece uma ótima qualidade de vida, que hoje também é muito importante para as empresas e seus funcionários. Nós temos um excelente comércio, uma cidade que é segura, com boas escolas, excelente saúde, então essa infraestrutura do município favorece muito também”, afirma a Secretária de Indústria e Comércio, Alcinéa Moraes.

Quando uma nova indústria tem interesse em se instalar em Cosmópolis, o primeiro contato é feito através da Secretaria de Indústria e Comércio, que procura sempre auxiliar e intermediar no que for preciso.

A empresa é deixada o mais confortável possível, dando todo o apoio para eles em relação a certidões, agilidade dos processos, etc. Além de oferecer posteriormente a captação da mão de obras no perfil que eles buscam.

Isso vem se confirmando com a ampliação de diversas empresas instaladas em Cosmópolis, como a New Sul e a Stoller, além da vinda da segunda maior fornecedora mundial de nãotecidos, a Fitesa. Confirmando que as empresas estão realmente buscando cada vez mais as cidades do interior.

O CRTC (Centro de Referencia do Trabalhador de Cosmópolis) é um setor da Secretaria de Indústria e Comércio, Geração de Emprego e Renda, que busca captar mão de obra de Cosmópolis no perfil que as empresas procuram. O prédio fica localizado na Rua Otto Herbst, 65, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

Fontes: Grupo RAC / Secretaria de Indústria e Comércio, Geração de Emprego e Renda de Cosmópolis