Atualização Cadastral

Educação O sucesso dos encontros com pais em Cosmópolis 23/03/2016

O contato entre os pais dos alunos e as escolas municipais é fundamental para o sucesso da educação. Partindo dessa perspectiva, o município de Cosmópolis e a Editora Opet, parceira da educação municipal, estão promovendo uma série de encontros com pais e responsáveis pelos estudantes. O trabalho, que tem sua primeira etapa entre os dias 14 e 24 de março e que será concluído em 27 de abril, envolve palestras nas 28 escolas municipais em todos os níveis de ensino atendidos pelo município, da creche ao nono ano do ensino fundamental. Os encontros com os pais são coordenados pela professora Lucineia Castro. Em suas palestras, ela trabalha com o tema “O papel fundamental da família: a paz começa em casa”.

No dia 14 de março, as palestras foram realizadas nas escolas Professora Maria Rossi Machado (Pré-escola), Maria Aparecida Toledo Strazzacappa (Pré-escola), Guilhermina Kowaleski (Creche) e Felício Marmo. No dia 15, nas escolas Dona Jenny Rossi Rogge (Pré-escola e Maternal II), Honorina Bosshard, Tutu Balloni (Pré-escola e Creche), Professora Doraci Rodrigues (Creche) e Estudante Ximena Coelho Pereira; no dia 16, nas escolas Educador Paulo Freire, Isabel de Oliveira, Professra Alice Campos Lapa (Pré-escola e Maternal), Dr. Moacir Amaral e Dr. Luiz Nicolau Nolandi; no dia 17, nas escolas Esther Nogueira (Pré-escola), Professor José Fernando Bertazzo e Professora Odila Amaral Bottcher; no dia 18, nas escolas Professora Neusa Lapolla (Pré-escola e creche), Helena Nallin (creche) e Professora Roseli Toledo; no dia 21, na escolas Cecília Meireles e Professora Alairce Ciani Deangelo (Creche); no dia 22, nas escolas Professora Vilma Zenaide Nolandi Costa (Pré-escola) e Florestan Fernandes; no dia 23, nas escolas José Franco Salgado e Rodrigo Otávio Langaard Menezes; e, no dia 27 de abril, nas escolas Monsenhor João Batista Maria Rigotti e Antonio Pegorari.

Avaliação

“De modo geral, os pais gostaram muito do trabalho”, avalia a professora Sandra Maria Botezelli Morente, supervisora de Ensino da secretaria municipal de Educação. “A professora Lucineia tem o dom de entreter as pessoas que estão assistindo. Os participantes avaliam a palestra ao final de cada encontro e as devolutivas têm sido muito favoráveis.”

Para Lucineia Castro, os encontros têm auxiliado os pais a encontrar respostas para certas questões da criação dos filhos. “Notamos, por exemplo, que muitos pais sentem dificuldade em usar a palavra ‘não’ com as crianças menores, na faixa de zero a seis anos. Isso é algo com que trabalhamos porque está diretamente relacionado ao desenvolvimento da criança: como lidar com as frustrações? Ao final de cada encontro, os pais também podem fazer perguntas e expor suas preocupações.”