Atualização Cadastral

Cultura Cine Cosmo premiou melhores filmes da RMC 05/12/2016

Com recorde de inscrições nesta edição, festival de cinema cosmopolense foi destaque na programação cultural da cidade

A Secretaria de Cultura de Cosmópolis realizou no último final de semana a 4ª edição do festival Cine Cosmo - Mostra Audiovisual Hardy Kowalesky.
O evento, que contou com a exibição de curtas produzidos na região de Campinas, palestras temáticas e apresentação musical, premiou os filmes mais bem avaliados pelo júri técnico.
A projeção dos filmes aconteceu num super telão inflável, utilizado nas exibições do Projeto Cine Céu. A tela grande, aliada a um som de qualidade, transformaram o Centro Cultural de Cosmópolis numa verdadeira sala de cinema.
Na sexta-feira, logo na abertura do evento, a Banda Municipal de Cosmópolis reproduziu diversos temas famosos do cinema, criando o ambiente perfeito para a realização do festival.

Palestras

Além dos filmes da mostra, aconteceram duas palestras que agradaram os participantes do festival.
No sábado a cineasta e diretora do Instuto de Artes da UNICAMP Ariane Porto contou sua trajetória e falou sobre a realidade da produção audiovisual atual na região de Campinas e sobre as perspectivas para os próximos anos.
Já no domingo foi a vez do pianista e produtor musical Tony Berchmans trazer ao Cine Cosmo toda a magia das trilhas sonoras e a importância deste artíficio para uma produção cinematográfica. Tony, que é autor do livro A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema, já esteve em Cosmópolis em outras duas oportunidades, acumulando amigos em nossa cidade.

Voto Popular

Uma novidade na edição deste ano foi a realização do voto popular, que premiou 3 filmes de acordo com o gosto do público que participou do evento. Os premiados nesta categoria foram:

3º Lugar – Voto Popular: "Temporada de Caça"
2º Lugar – Voto Popular: "Manolo Barbeiro"
1º Lugar – Voto Popular: "Ao Redor da Mesa"

Jurados

No domingo, 04 de dezembro, foram revelados os jurados que foram os responsáveis em avaliar os inscritos no festival. São eles:

Igor Capelatto - Cineasta e professor de cinema, doutorando em Multimeios na UNICAMP, na área de cinema.
Jun Sakuma - Proprietário da Bravo Cinematográfica, produtor, diretor e roteirista formado pela FAAP de São Paulo e pela NYFA de Los Angeles e Nova Iorque.
Sergio Biscaldi - Redator publicitário, escritor e roteirista. Membro do Programa Globosat de Roteiristas, foi aluno de Robert McKee, "guru" do cinema hollywoodiano.

Os premiados

De acordo com a avaliação dos jurados, os 3 melhores colocados no Cine Cosmo em 2016 foram:

3º colocado - "Rio Verdadeiro" - direção de Hidalgo Romero
2º colocado - "Ao redor da Mesa" - direção de Cauê Nunes
1º colocado - "O homem que sabia de menos" - direção de Rodrigo Otaviano

Os vencedores levaram para casa prêmios em dinheiro e presentes.
O Cine Cosmo foi realizado com o patrocínio de Opticas Ipanema Cosmópolis, Kaizen Belezaria & Fotografia e People Cosmópolis.
O evento contou com o apoio do Projeto Cine Céu e do Hotel Bocaiuva.

Informações:
Secretaria de Cultura de Cosmópolis