Artigos e notícias

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO EM COSMÓPOLIS

Mais de 4.100 pessoas já foram vacinadas contra a gripe

A Secretaria de Saúde Comunitária de Cosmópolis divulgou boletim nesta terça-feira, 30, para informar que 4.139 idosos e 468 profissionais de saúde já foram vacinados desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
Em razão da epidemia do Coronavírus, o município de Cosmópolis organizou equipes de Saúde, com apoio da Guarda Municipal e iniciativa privada para levar as vacinas até as casas dos idosos acima de 60 anos, público-alvo da primeira fase da campanha de vacinação.
“Pensando no cuidado com nossos idosos, a prefeitura municipal tem feito a sua parte para preservar vidas. Os idosos fazem parte do grupo mais afetado pelo Coronavírus, por isso o esforço para evitar que os idosos saiam para os Postos de vacinação correndo risco de se contaminar”, disse Valéria Almeida, Secretária Municipal de Saúde.
No sábado, 28, as equipes da saúde estiveram em áreas rurais da cidade. Os idosos dos bairros Uirapuru, Chácaras Itália e Morada do Sol (Itapavussu) também receberam suas doses de proteção contra o Influenza. Em alguns casos, foram vacinados dentro dos respectivos veículos.
As demais áreas rurais da cidade também receberão as equipes de saúde, conforme planejamento da Secretaria de Saúde.
A Campanha de vacinação tem sido feita sem muito percalços, segundo Valéria Almeida. Não houve parada duradoura por falta de vacinas. “O Departamento Regional de Saúde(DRS) de Campinas, órgão responsável pela distribuição das doses, está liberando as vacinas aos poucos, mas o impacto foi praticamente nulo, em Cosmópolis”, avaliou Valéria.
A Campanha contra a gripe começou no dia 23 e segue até 22 de maio com Dia Nacional de Mobilização marcado para o dia 09 de maio. A primeira fase de vacinação vai até o dia 15 de abril. Após essa data, será a vez de outros grupos de pessoas serem imunizadas.
Em Cosmópolis as salas de vacinas UBS Integrado, UBS/PSF Beto Spana, PSF Vila Cosmos, PSF Henrique scursoni, PSF Cosmópolis 1, UBS Faveri, UBS/ PSF Andorinhas e Centro de saúde II estão abertas das 7 às 16h, durante a semana.
Para ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas. Para o dia “D”, que acontece no dia 09 de maio, os locais de vacinação ainda serão definidos e divulgados em tempo.
A gripe influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.
A doença é transmitida através das secreções das vias respiratórias, da fala, tosse e do espirro. Também pode haver contágio pelas mãos, quando a pessoa toca superfícies recém-contaminadas e leva o agente infeccioso direto ao rosto.

e480706a-24de-4f9e-bd2d-d630472b6f2a


Categoria: Saúde

COMUNICADO: NOTA FISCAL ELETRÔNICA E DECLARAÇÃO DE ISS

A partir da zero hora até às 10h da manhã deste sábado, 21, estarão indisponíveis a Nota Fiscal Eletrônica e a Declaração de ISS. A paralisação é necessária para que haja a troca dos nossos servidores. Com isso os serviços ganharão agilidade e praticidade. Contamos com a compreensão de todos!


CORONAVÍRUS: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE REUNIÃO COM DIRETORES DE CRECHES E ESCOLAS MUNICIPAIS

A Secretaria de Educação de Cosmópolis se reuniu na manhã desta segunda-feira, 16, com diretores e supervisores de creches e escolas do município para tratar das estratégias adotadas pelo executivo municipal e demais secretarias do município para a prevenção e enfrentamento ao vírus Covid-19.

A ideia da reunião foi tirar dúvidas dos diretores sobre as medidas que estão sendo adotadas, a partir da Comissão e do Decreto assinado. Vera Borelli, esclareceu que essa semana, 16 a 20, as escolas estarão abertas. Um informativo sobre a prevenção ao Covid-19 será distribuído aos alunos, pais e professores reforçando os cuidados a serem observados. Nenhum conteúdo novo será aplicado nessa semana e as faltas dos alunos e alunas serão abonadas.
Vera Borelli, informou também que as aulas do Projeto Villa Musical serão suspensas e que todo tipo de aglomeração que possa favorecer uma contaminação será evitada.

“A Comissão criada pelo decreto do prefeito vai se reunir constantemente e deliberar sobre o andamento das coisas e sobre as dúvidas que surgirem ao longo do processo. Com relação à Educação, os professores estarão nas escolas apesar da suspensão das aulas”, disse a secretária Vera Borelli.

Decreto 5.423/2020

Na semana passada, a primeira medida do executivo municipal foi suspender as atividades do clube da terceira idade. Neste fim de semana, o prefeito municipal assinou um decreto criando a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), visando estabelecer e promover ações de prevenção à transmissão do vírus, composto por representantes dos seguintes órgãos e entidades municipais:

I – Gabinete do Prefeito;
II – Representante do Poder Legislativo;
III – Representante da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
IV – Representante da Entidade Beneficente Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis;
V – Secretaria Municipal de Saúde Comunitária:
VI – Secretaria Municipal de Educação;
VII – Secretaria Municipal de Administração;
VIII – Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos;
IX – Secretaria Municipal de Finanças;
X – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito;

O decreto prevê ainda que as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde Comunitária, criem núcleos internos com a finalidade de traçar estratégias especificas para as ações de enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), submetendo as suas conclusões e proposições à Comissão de Prevenção e Enfrentamento.

As principais medidas do decreto e que valem imediatamente são, a suspensão de todas as viagens nacionais e internacionais do Prefeito, Secretários Municipais e servidores municipais a serviço do Município; todo servidor municipal deve comunicar à sua chefia imediata qualquer viagem turística para os locais de risco, definidos pelo Ministério da Saúde ou OMS; suspensão das atividades do Clube da Terceira Idade de Cosmópolis; suspensão dos eventos culturais da Secretaria Municipal de Cultura; suspensão das atividades e eventos esportivos de responsabilidade da Secretaria de Esportes e Lazer; os eventos, sessões, reuniões e encontros públicos municipais inadiáveis em prédios e auditórios públicos fechados deverão ser realizados sem a presença de público externo; os eventos, sessões, reuniões e encontros públicos municipais em locais abertos ficam suspensos; todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, terão as atividades gradualmente suspensas a partir de 16 de março, até a suspensão completa no dia 23 de março (segunda-feira).

Com relação ao setor privado, o decreto recomenda que os eventos, sessões, reuniões e encontros em locais abertos e fechados sejam suspensos. Outras medidas serão anunciadas a partir das deliberação da Comissão criada que deve se reunir já nesta segunda-feira.


INTERRUPÇÃO PROGRAMADA NO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Secretaria de Saneamento Básico – DAE Cosmópolis, vem informar que nesta quarta-feira, dia 11/03 ocorrerá interrupção no sistema de abastecimento de água em todo município, com duração de até 5 horas e normalização em até 8 horas.

Será instalado na ETA (Estação de Tratamento de Água) um novo medidor de vazão utilizado na captação de água bruta, uma exigência do Órgão Regulador DAEE para emissão de liberação de captação.

Horário da interrupção: 7 hs


Categoria: DAE, Saneamento Básico

Acompanhamento municipal dos beneficiários do Bolsa Família na Saúde bate recorde histórico

No último semestre de 2019 o acompanhamento municipal dos beneficiários do Bolsa Família com perfil saúde atingiu 85,32% (dados do DECON/SENARC) das famílias inseridas nessa categoria do programa.

O resultado foi o melhor já registrado desde 2006, ano em que se iniciou o acompanhamento de Saúde no programa.

Para a Gestora do Programa Bolsa Família, os números mostram que a Prefeitura Municipal de Cosmópolis está conseguindo acompanhar cada vez mais famílias e, assim, oferecer mais acesso à saúde: “Esse índice nunca antes alcançado pelo município é resultado de uma ação conjunta entre a gestão do Programa Bolsa Família e a coordenação do Bolsa Família na Saúde. Houve muito empenho de todos os profissionais envolvidos nas Secretarias de Saúde e de Promoção Social. 

De acordo com o Secretário de Saúde, Silvio Luiz Baccarin: “Quando as famílias procuram as unidades de saúde para cumprir a condicionalidade, elas acabam acessando os serviços de vacinação, acompanhamento nutricional, pré-natal, e também serviços de saúde direcionados a outros membros da família, ampliando-se o acesso à saúde não só para os beneficiários que estão sendo acompanhados, mas para toda a família”, disse Baccarin.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda diretamente às famílias pobres, que vincula o recebimento do auxílio financeiro ao cumprimento de compromissos – as condicionalidades – nas áreas de Saúde e Educação, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos.


PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO N° 01/2020

RETIFICAÇÃO Nº 02 DO EDITAL DE ABERTURA

O Prefeito do Município de Cosmópolis/SP, por meio da empresa Aplicativa Serviços de Apoio e Gestão Administrativa Ltda., considerando os períodos de instabilidade no site empresa organizadora entre os dias 11 e 12 de fevereiro de 2020, torna pública a RETIFICAÇÃO Nº 02 do Edital de Abertura do Concurso Público nº 01/2020, conforme segue:

NO CAPITULO 3. DAS INSCRIÇÕES

Leia-se como segue e não como constou:
3.1. As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.aplicativaassessoria.net, iniciando-se no dia 30 de janeiro de 2020 e encerrando-se, impreterivelmente, às 15h do dia 17 de fevereiro de 2020, observado o horário oficial de Brasília/ DF e os itens estabelecidos no Capítulo 2. Das Condições para Inscrição, deste Edital.

Leia-se como segue e não como constou:
3.5. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição através de boleto bancário, pagável em toda a rede bancária, com vencimento para o dia 17 de fevereiro de 2020.

Permanecem inalterados os demais itens do Edital nº01/2020 do Concurso Público para o Município de Cosmópolis/SP.

Cosmópolis, 14 de fevereiro de 2020.

JOSÉ PIVATTO
Prefeito do Município de Cosmópolis /SP


Categoria: Educação

Guarda Municipal de Cosmópolis está entre as 30 que mais apresentaram ocorrências no Estado de São Paulo em 2019

Levantamento foi realizado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e divulgado pela Conferência Nacional das Guardas Municipais

Um levantamento apresentado pela Conferência Nacional das Guardas Municipais (CONGM) colocou a Polícia Municipal de Cosmópolis como a 30° que mais apresentou ocorrências em distritos policiais no ano de 2019. Segundo o estudo, das 645 cidades de São Paulo, 243 têm Guardas Municipais que apresentaram ao menos uma ocorrência nas delegacias de polícia.

No total foram 414 ocorrências apresentadas pela GM de Cosmópolis no último ano. Este trabalho resultou, entre outros, em 44 prisões em flagrante, quatro procurados pela justiça capturados, 40 veículos recuperados, e mais de 27 kg de entorpecentes apreendidos.

Caso suspeite de indivíduos ou veículos ligue imediatamente para a Guarda Municipal de Cosmópolis: 0800 770 3165 ou 3872 2600

Projeto Cidade Segura
(19) 9 9431 8827


SECRETARIA DE CULTURA APRESENTA PROJETO “NOVA BIBLIOTECA”

A Biblioteca Municipal ganhou novo acervo, móveis e computador

O Acervo da Biblioteca Pública Municipal José Kalil Aun, de Cosmópolis, chegou perto de 10 mil volumes com a aquisição de mais de 1.800 livros por meio do Projeto Nova Biblioteca idealizado e coordenado pela servidora municipal Mirian Todero e assinado pela bibliotecária Andrea Bogado.

A apresentação do Projeto foi feita nesta quarta-feira, 12, na Secretaria de Cultura, onde a Biblioteca funciona temporariamente e contou com a participação de diversas autoridades do município e também de representantes das empresas parceiras, CMS Científica do Brasil, Ester Agroindustrial, Fernandes Têxtil e Globe Química.

O Projeto Nova Biblioteca foi proposto e aprovado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio do PROAC ICMS (Programa de Ação Cultural) através do qual o proponente é autorizado a captar patrocínio junto a empresas. Após todo o processo, tudo o que foi adquirido é doado para a Prefeitura Municipal de Cosmópolis.

Com os recursos captados foi possível adquirir duas prateleiras grandes, duas estantes, um computador e impressora e mais uma coleção de livros. Segundo Mirian Todero, a escolha dos novos livros foi pensada a partir da realidade atual. “Antes, as bibliotecas eram fontes de consultas de estudantes que as frequentavam para fazer trabalhos escolares. Hoje a realidade é bem diferente e por isso optamos por literatura, em vez de livros didáticos. Então, temos romances de grandes autores brasileiros e também estrangeiros. Aproveito para convidar a todos para uma visita à nossa Biblioteca”, disse Todero.

“Fico muito feliz ao ver o renascimento dessa biblioteca que, tragicamente pegou fogo, no final do ano de 2016. Essa administração, que assumiu em 2017, está reconstruindo a cidade e a biblioteca é uma parte desse projeto de superação que pretende devolver o que estava destruído e preparar Cosmópolis para o futuro”, disse o vice-prefeito, SIlvio Luiz Baccarin.

Para a Secretária de Educação e Cultura, Vera Borelli, iniciativas como a de Mirian Todero são exemplos do exercício da cidadania. “Agradeço a todos os servidores da Secretaria de Cultura, aos representantes das empresas parceiras sem as quais não seria possível pensar neste projeto de reconstrução da nossa Biblioteca”, disse Borelli, que anunciou ainda a intenção de mudar a Biblioteca para um espaço maior até o meio do ano.

A Biblioteca Municipal fica na Rua Santa Gertrudes, 254, próximo da Rodoviária. Para ser um “sócio” da Biblioteca e poder retirar até 3 livros por mês os interessados devem levar RG, comprovante de endereço e fazer o cadastro como usuário, isso para quem tem acima de 14 anos. Menores de 14 precisam estar acompanhados dos pais. A Biblioteca funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h.


ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS – 13/02/2020

COMUNICADO

ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS

Data: 13/02/2020 (5ª feira)

Horário: 09h

Local: Secretaria de Educação

 

PEB I- EDUCAÇÃO INFANTIL

EMEB “JOSÉ FRANCO SALGADO”

01 classe- Maternal 1.A – (Manhã)- Subst. afast. na Direção até 21/12/20.

PEB I- FUNDAMENTAL

EMEB “DR. LUIZ NICOLAU NOLANDI”

01 classe- 1.B- (Manhã)- Subst. afast. como Profª Coordª até 21/12/20.

PEB II

CIÊNCIAS

EMEB “DR. LUIZ NICOLAU NOLANDI”

08 h.a (Manhã)- 8.D, 8.E – Livres até 21/12/20.

08 h.a (Tarde)- 6.D, 6.E – Livres até 21/12/20.

PEBAD II

EMEB “CECÍLIA MEIRELES” – TARDE- Subst. afast. como Profª Coordª até 21/12/20.

 


Categoria: Educação

REGULARIZAÇÃO DOS TERRENOS DO JARDIM SANTANA

Cerca de 88 famílias serão beneficiadas com a regularização dos terrenos

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 6, na EMEB Profª Neusa Lapolla, no Jardim Santana, a Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, definiu o calendário do processo de regularização dos terrenos de 88 famílias que se estabeleceram no bairro há pelo menos 30 anos.
A Prefeitura deu inicio ao processo de regularização contratando uma empresa de topografia que começou os trabalhos na sexta-feira, 7, que consiste em fazer o levantamento de todo o bairro, exceto os lotes.
Após a conclusão dos trabalhos topográficos o Setor de Obras e Habitação vai providenciar o projeto do loteamento que deverá ser encaminhado, em seguida, para o Cartório de Registro de Imóveis, juntamente com o memorial descritivo dos lotes, com a documentação e relação de moradores para os quais serão expedidas as matrículas dos terrenos sem custos para os proprietários.
Antes disso, porém, o setor de Habitação receberá os documentos das Ruas Gertrudes Graco, Osvaldo José Ferreira e José Avelino de Souza, na terça-feira, 11, a partir das 9h, no Paço Municipal, que fica na Rua Dr. Campos Sales, nº 398, centro.
Na outra terça-feira, 18, também a partir das 9h da manhã, será a vez dos moradores das ruas Sergio Rampazzo, Soldado Antônio Satil Ribeiro e 15 de Março.
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis se baseia na Lei 13.465/2017, por meio da modalidade REURB-S (Interese Social). Processos semelhantes já foram iniciados no Jardim Chico Mendes e Parque Independência.