Tag - José Pivatto

Cosmópolis realiza curso de apicultura para produtores rurais

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, realizou o curso de Apicultura – Produção de Mel e Aproveitamento de Cera destinado a proprietários, produtores e trabalhadores rurais. O curso tem parceria com o Sindicato Rural de Campinas e foi realizado em abril,  no salão da Comunidade Igreja Senhor Bom Jesus, no bairro Nova Campinas e foi ministrado pelo instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Nivaldo Aparecido Bertelli.

No curso, os alunos aprendem, entre outros temas, a biologia e organização das abelhas, características do apiário, anormalidades da colmeia, e, principalmente, técnicas eficientes para retirada, armazenamento e comercialização do produto.

Uma das participantes do curso, a proprietária rural Solange Meireles Oliveira Silva, disse que estava ansiosa e com grande expectativa: “Quando estive no período das aulas, ouvindo e praticando manejo com as abelhas, percebi o quanto um curso como esse traz benefícios, respaldo, conhecimento com base e reponsabilidade para quem quer trabalhar com apicultura, além de proporcionar renda para nós sitiantes”,  afirmou Solange.

Os cursos são oferecidos gratuitamente e tem o intuito de promover atividade de processamento artesanal de produtos cultivados e manejados pelos agricultores, contribuindo efetivamente para o aumento de renda, integração e ascensão social das pessoas do meio rural, a partir dos princípios de sustentabilidade, produtividade e cidadania, colaborando também para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Read more...

PREFEITO DE COSMÓPOLIS RECEBE PRÊMIO “PREFEITO EDUCADOR 2018”

A cerimônia de entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira (08), no Anfiteatro Karam Mansur, no campus II do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). O convênio entre a prefeitura de Cosmópolis e a UniFAJ garantiu bolsas de estudo integral aos professores e professoras da rede municipal de ensino num total de 80 bolsas, que também beneficiaram servidores de Cosmópolis que puderam optar pelos cursos de pós-graduação em Metodologias Ativas de Ensino e Intermeios no Ensino Superior, além de cursos de extensão sobre inovações acadêmicas. O prefeito foi representado pela coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Antonia dos Santos Dias Duarte.

prefeducador7005siteA prefeitura de Cosmópolis aderiu ao Programa no ano passado. Com isso, prioriza a Educação do município sob variadas formas, seja pelo aprimoramento e qualificação dos professores e professoras da rede municipal, ou pela transparência nos recursos aplicados à educação.

Para participar do projeto, a Secretaria de Educação compartilha informações sobre aplicação dos recursos, encontros de professores realizados, capacitação do corpo docente e os investimentos em Educação no município, além de garantir a participação dos alunos da rede estadual do município no evento Universidade Aberta do UniFAJ, programado para acontecer, neste ano, no mês de outubro.

O objetivo do projeto é proporcionar a inovação acadêmica e a ampliação dos conhecimentos dos professores e professoras da rede pública municipal. Segundo Elaine Riguette, coordenadora do projeto, essa troca de experiências possibilita uma definição mais clara sobre a construção do processo de ensino e aprendizagem do estudante do ensino superior.

O professor Flávio Fernandes Pacetta, diretor do campus II do UniFAJ e anfitrião do evento, lembrou do aniversário de 20 anos da instituição e destacou o empenho dos prefeitos nessa parceria que já dura três anos e que tem, segundo ele, mobilizado prefeitos e gestores da Região Metropolitana de Campinas, do Circuito das Águas e da Baixa Mogiana para o tema de tão grande relevância para a nossa sociedade como é a Educação.

Para o prefeito, José Pivatto, a premiação é o resultado do esforço coletivo de todos que contribuem para que a Educação da cidade seja de extrema qualidade. O prefeito lembra ainda, que o convênio com o UniFAJ foi uma sugestão e contou com o apoio do vereador Aldenis Mateus Pereira (Mestre Aldenis Mateus). “O reconhecimento por meio do prêmio Prefeito Educador indica que estamos na direção correta e assim pretendemos seguir, fazendo da Educação cosmopolense uma referência para toda a nossa região”, comemorou o prefeito Pivatto.  
Read more...

Curso de Formação de Guardas Municipais de Cosmópolis

A cerimônia de abertura do curso de formação aconteceu na manhã do dia 06/05, na Academia da Guarda Municipal de Campinas "Dr. Ruyrillo de Magalhães" reunindo aspirantes dos municípios de Cosmópolis, Matão, Pinhalzinho e Pirassununga.

A prefeitura de Cosmópolis enviou para a realização do curso de formação 22 novatos, sendo 18 homens e 4 mulheres. O Curso de Formação foi concebido por meio de um convênio intermunicipal, que prevê uma relação mútua entre as Guardas Municipais de Cosmópolis e Campinas, ou seja, a prefeitura de Cosmópolis providenciará alimentação, transporte e os materiais usados pelos alunos. Já o Curso em si, não terá custos para o município.

O Curso terá duração de 582 horas e terá como base a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça, com previsão de término no dia 30 de agosto deste ano.

Segundo o prefeito José Pivatto, a Guarda Municipal de Cosmópolis tem feito um ótimo trabalho para reduzir a criminalidade na cidade. Mesmo assim, os 22 novos GMs poderão, assim que assumirem suas funções, reforçar ainda mais a equipe de segurança do município e promover maior tranquilidade para os cosmopolenses.

Conforme a Lei Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014, o curso é uma exigência obrigatória aos candidatos à função de Guarda Municipal e o Secretário de Segurança pública e Trânsito de Cosmópolis, Carlos Alberto Cavagnini, fez questão de garantir o convênio com a Guarda Municipal de Campinas, devido sua excelência na formação e preparo dos agentes/alunos.

Também estiveram na cerimônia de abertura do curso de formação o prefeito municipal de Campinas, Jonas Donizete; o prefeito do município de Matão, Edinardo José Esquitini; o secretário de segurança pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio; o secretário Municipal de Segurança Pública de Pirassununga, Paulo André Da Silva Tannús; o Secretário de Segurança Pública e Trânsito de Cosmópolis, Carlos Alberto Cavagnini; o Secretário de Meio Ambiente de Matão, Marcos Nascimento; o Diretor da Guarda Municipal de Cosmópolis, o GM Matheus Francisco dos Santos; o Comandante Geral da Guarda Municipal de Cosmópolis, GM Neandro Mazilio Coelho; o Comandante da Guarda Municipal de Pirassununga, Anderson Dorival Rossi; o Comandante da Guarda Municipal de Pinhalzinho, Adenísio Aparecido Pires,  e o Comandante da guarda Municipal de Campinas, Márcio Frizarin.

 
Read more...