SAMA realiza programa de Florestamento de APP’s

SAMA realiza programa de Florestamento de APP’s

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com o Sindicato Rural de Campinas (SENAR), realiza o programa de Florestamento de APP’s – Área de Preservação Permanente – que tem como objetivo capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de mudas e recomposição dessas áreas.

Dando ênfase na formação de agentes multiplicadores naturais, as APPs são protegidas pela Lei n. 12.651/2012 (Novo Código Florestal Brasileiro) e têm a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, a fim de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Quando o produtor faz o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ele já fica sabendo se seu terreno tem uma APP e se é necessário fazer a recomposição vegetal com árvores nativas. Para que um produtor rural possa continuar cultivando em uma propriedade, é obrigatória a adoção de boas práticas de conservação de solo e água, uma vez que ela possui diversas fragilidades ambientais e demandam manejos diferenciados.

Por essa razão, o programa iniciou com a sensibilização em fevereiro e finaliza em novembro deste ano, totalizando 168 horas de atividades, onde foram inscritos 16 participantes, sendo proprietários, produtores e trabalhadores rurais. Os mesmo estão cientes que é de extrema importância o plantio de árvores onde houver necessidade de recomposição vegetal em suas propriedades, além de garantir a regularidade ambiental e a continuidade da sua agricultura. Nos dias 21 e 22 de março foi iniciado o Módulo I – Produção de Mudas Nativas, na propriedade rural Sitio Romolini, bairro rural Campos Sales, totalizando 32 horas, onde serão produzidas 12.000 mudas de árvores nativas de espécies variadas para recomposição vegetal em nosso município. O módulo continuará nos dias 07 e 08 de abril.

CAPSi leva pacientes ao cinema local

Na manhã desta terça-feira (17) as crianças e adolescentes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) participaram de um ...