Cultura

Cosmópolis recebe maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana em apresentação gratuita

Cosmópolis recebe maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana em apresentação gratuita

Um dos nomes mais respeitados no cenário musical do Brasil por seu talento como pianista e regente, João Carlos Martins fará uma apresentação especial gratuita em Cosmópolis, aberta ao público, com a Orquestra Camerata Bachiana, no dia 14 de março, terça-feira, às 20h, no Auditório da Escola Municipal Paulo Freire. O espetáculo é patrocinado pela Stoller e produzido pela D’color Produções Culturais.

Maestro João Carlos Martins

João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano na infância e, aos 13 anos, começou sua carreira no Brasil. Cinco anos depois ganhou projeção no exterior. Aos 20 anos, estreou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, em apresentações patrocinadas pela, então primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.

O maestro passou por dois incidentes que poderiam ter posto fim à sua carreira musical. Em 1966, aos 26 anos, sofreu uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, que o manteve afastado dos palcos por sete anos. Quando retornou as atividades, gravou a obra completa de Bach. Em 1995 foi ferido num assalto na Bulgária e ficou com o lado direito do corpo paralisado. Vítima da síndrome de movimentos repetitivos encerrou a carreira de pianista aos 63 anos, mas não deixou o universo da música. Estudou regência, fundou a Filarmônica Bachiana Jovem em 2006 e hoje é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP.

A Orquestra Bachiana Filarmônica apresentou-se pela primeira vez em 2004, em São Paulo e, depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, esteve nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo.

Em 2006, com objetivo de trabalhar na evolução musical de jovens musicistas e democratizar a música clássica com apresentações em espaços variados, João Carlos Martins fundou a orquestra Bachiana Jovem. Em 2010, as duas orquestras se fundiram formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo que reúne músicos profissionais, orientadores e jovens musicistas. É uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do Brasil, mantendo os ideais que deram origem à Bachiana Filarmônica e à Bachiana Jovem.

O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, numa homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e à Johann Sebastian Bach. A Camerata Bachiana, parte da Fundação Bachiana Filarmônica, é formada por viola, cello, oboé, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

A apresentação em Cosmópolis é viabilizada pela lei de incentivo Fiscal Rouanet, com patrocínio da Stoller, produção da D’color Produções Culturais e apoio da Prefeitura Municipal de Cosmópolis.

Sobre a Stoller

Com a missão de transformar o conhecimento em inovação, oferecendo soluções para a construção de uma agricultura mais eficiente, a Stoller é uma empresa multinacional presente em 56 países. O Grupo Stoller é líder mundial na nutrição de plantas, com foco na fisiologia vegetal, o que possibilita ao agricultor aproveitar o máximo potencial genético da planta, para que tenha mais resistência às doenças e se adapte melhor às adversidades climáticas.

Sobre a D’color Produções Culturais

Empresa de Campinas (SP) focada em assessoria, planejamento e execução de projetos culturais em parceria com diversos segmentos através de leis de incentivo. Possui a missão de fomentar a cultura no Brasil e disseminá-la para o maior número de pessoas.

Serviço:

Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Johann Sebastian Bach

Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana

Data: 14 de março

Horário: 20h

Local: Auditório XV de Outubro (Escola Municipal Paulo Freire)

Endereço: R. Sete de Abril, 649 – Damiano – Cosmópolis – SP

Classificação livre

Evento gratuito

Mais informações: (19) 3256-4500 I contato@dcolor.art.br ou  (19) 3812-3101 – Secretaria de Cultura de Cosmópolis

Projeto viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura pela Lei Rouanet.

Retire seu vale-ingresso gratuito pelo site da D’color a partir do dia 03/03/2017: http://www.dcolor.art.br/ingressos

O vale-ingresso poderá ser trocado pelo ingresso no dia do evento das 18h às 19h45 na bilheteria do Auditório. Os vale-ingressos que não forem trocados até este horário serão invalidados e disponibilizados ao público em geral.

29.2

 

Deixe um comentário

Concurso do Exército

Estão abertas as inscrições para o concurso Exército 2024. As oportunidades são para os quadros de Oficiais do Quadro Complementar, Quadro ...

55 anos da Guarda Municipa

Nesta terça-feira (02), a Guarda Municipal de Cosmópolis, oficialmente inaugurada em 02/04/1969, comemorou 55 anos de fundação. Uma das mais ...

Nova Secretária de Educação

Nesta segunda-feira (01), o Prefeito Junior Felisbino oficializou a nomeação da nova Secretária Municipal de Educação, a pedagoga Isabel ...

Atribuição de aulas

A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...

Educação e saúde

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, está intensificando palestras aos profissionais da ...

Esportes

Cosmópolis sediou na sexta-feira (05), a etapa regional de vôlei 50 +, reunindo diversos times da região na quadra poliesportiva do ...