Educação

Alunos da Neusa Lapolla realizam ações voltadas para o meio ambiente

Alunos da Neusa Lapolla realizam ações voltadas para o meio ambiente
Com o tema ‘A Natureza e a nossa vida: conhecer para cuidar’ a EMEB Prof.ª Neusa Lapolla tem desenvolvido ao longo deste ano letivo ações simples de mudança de olhar para tudo aquilo que nos rodeia: sol, chuvas, terra, árvores, pássaros, flores e folhas, nossos alimentos. O contato direto com os elementos que nos rodeiam diariamente é de fundamental importância para a construção de conexões genuínas entre as crianças e a natureza.
Quanto maior for o contato da criança com a natureza maior será seu desejo de explorar, preservar e mostrar ao demais o quanto esse contato com o que de mais básico nos constitui maior é o desejo e a necessidade de preservação e de estar em contato com a natureza.
A conexão com a natureza se faz cada mais necessária e ela precisa começar com aquilo que temos em casa, um pedaço de terra com algumas plantas, um vaso de flor, uma horta e, com nossa observação atenta as visitas que recebemos de insetos e pássaros pela nossa janela.
É uma mudança de olhar: transformar o ordinário em extraordinário. Olhar o que nos rodeia com olhar de pesquisador, de descobridor, com olhar encantado.
Quanto antes as crianças começarem a interagir com a natureza, maiores são as chances delas se tornarem adultos comprometidos com a conservação de nosso planeta.
Dando continuidade no Plano de Ação do Projeto Gota D’água, ontem (21), dia da árvore, as crianças do Berçário, Maternal e Fase 2 plantaram em frente a escola uma muda de árvore. A espécie doada pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) foi a cacaueiro. O objetivo do plantio é que as crianças acompanhem o crescimento e desenvolvimento da árvore.
Ao final do plantio, os alunos foram surpreendidos com a visita pouco habitual de um porco espinho que estava fugindo do calor e da ação humana. Em contato com o departamento de Zoonoses do município, eles prontamente vieram recolher o animal e soltar em local adequado.
Com pequenas atitudes de cuidado podemos mudar nossas ações que tem destruído o meio ambiente e nossa presença saudável e sustentável no planeta Terra.

Inscrições Creche 2024

A Secretaria Municipal de Educação abre na próxima quarta-feira (06), as inscrições para a creche (4 meses à 3 anos) para o ano letivo de ...

Doação de sangue

Aconteceu nesta sexta-feira (22), a segunda edição 2024 da ‘Campanha Municipal de Doação de Sangue’, realizada pela Prefeitura de ...

Atribuição de Aulas

  A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para ...

Esportes

A Liga de Handebol do Interior (L.H.I) – Temporada 2024 teve início no último domingo (17), onde Cosmópolis estreou em casa com vitória. ...