Educação

Alunos da rede municipal recebem oficinas de meliponicultura

Alunos da rede municipal recebem oficinas de meliponicultura

A Prefeitura de Cosmópolis, através da parceria da Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo um projeto sobre a estruturação e desenvolvimento das abelhas sem ferrão, direcionado aos alunos do ensino básico.

O projeto está sendo desenvolvido nas escolas ‘Professora Maria Helena Morelli’, ‘Dr. Moacir Amaral’, ‘Antonio Pegorari’, ‘Monsenhor Rigotti’ e ‘Fernando José Bertazzo’, pertencentes a Rede Municipal de Ensino, sendo ministradas as oficinas pelo médico veterinário Heitor Nallin.

O projeto são oficinas de meliponicultura, modo de criação racional de abelhas sem ferrão, desenvolvida primordialmente pelas tribos indígenas brasileiras, sendo uma iniciativa voltada à educação ambiental, tratando sobre o universo da biodiversidade nativa.

Os alunos entendem sobre os conceitos de eco-responsabilidade, principalmente a importância da conservação dos insetos polinizadores para o meio ambiente, demonstrando métodos sustentáveis de preservação destes animais.

As oficinas são baseadas no material didático teórico-prático ‘bee happy’, com atividades dinâmicas em grupos, seguindo estudos sobre a biologia das espécies das abelhas nativas do Brasil, com foco na fauna encontrada no bioma do Estado de São Paulo.

Entre os destaques das oficinas, são as criações e instalações de caixas-colmeias racionais, um simulador de oco de árvore, feito através de materiais recicláveis, servindo como ninho para as abelhas sem ferrão em ambiente urbano, devido à escassez de árvores nas regiões.

Campeonato de Beach Tennis

Inscrições até 03/12 Premiação Troféu: 1 colocado / 2 colocado Participe!

Caminhada noturna de Halloween

Na noite de quinta-feira (31), aconteceu a 1ª Caminhada ‘Ecosusto’, com temática de Halloween. O evento teve início no Ginásio de ...

8º Recital do Villa Musical já começou!

Teve início nesta segunda-feira (18) o 8º Recital do Villa Musical, um evento que celebra o talento e a dedicação dos alunos da nossa ...