Notícias

CAPS dá início ao projeto ‘Horta Terapêutica’

CAPS dá início ao projeto ‘Horta Terapêutica’
O Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS) iniciou o projeto “Horta Terapêutica” para os pacientes da unidade. O projeto é uma parceria da Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).
A rede de atenção à saúde de pessoas com transtornos mentais faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), instituída no Brasil no fim dos anos 90, e é composta por Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), Centros de Convivência, Ambulatórios de Saúde Mental e Hospitais Gerais.
Nesse contexto o CAPS possui papel estratégico na Reforma Psiquiátrica Brasileira, pois promove a inserção social das pessoas com transtornos mentais, regulam a entrada dessas pessoas na rede de saúde mental e dão suporte à rede básica.
O objetivo do projeto é desenvolver atividades manuais relacionadas ao cultivo de plantas oleícolas e medicinais e utilizar como ação complementar no tratamento e melhoria de qualidade de vida dos pacientes portadores de algum tipo de sofrimento mental.
Também tem como finalidade avaliar o efeito do uso de atividades de produção de hortaliças com técnica de auxiliar no tratamento de pacientes com sofrimento mental, favorecer a convivência, a sociabilidade e elaboração de processos internos, sempre com objetivo terapêutico.
O projeto irá se desenvolver por meio do acompanhamento semanal de atividades pré-definidas realizadas e construídas conjuntamente entre técnicos da equipe e usuários.

Vaga de estágio

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO Obs: COM BOLSA AUXÍLIO