Centro de Testagem e Aconselhamento de Cosmópolis realiza ação da campanha “Fique Sabendo” nesta quarta-feira (29)

Centro de Testagem e Aconselhamento de Cosmópolis realiza ação da campanha “Fique Sabendo” nesta quarta-feira (29)

Campanha visa ampliar o número de testes rápidos de detecção de HIV e Sífilis realizados e conscientizar a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Cosmópolis realiza nesta quarta-feira (29) um evento da campanha nacional “Fique Sabendo”. A ação consiste em oferecer uma série de testes rápidos gratuitos para diagnóstico de HIV e Sífilis. O evento ocorre das 8h às 15h no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santa Gertrudes.

O objetivo da campanha “Fique Sabendo” é incentivar a realização de testes para detectar e buscar o diagnóstico precoce das infecções, além de contribuir para a diminuição da transmissão.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 260 mil pessoas sabem que estão infectadas pelo HIV no Brasil e não se tratam. Outras 112 mil têm o vírus e não sabem. Já o número de casos de sífilis em adultos aumentou 27,9% no país durante o último ano.

Os testes rápidos de detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são seguros, necessitam de apenas algumas gotas de sangue coletadas do dedo e dão o resultado em poucos minutos. É importante ressaltar que quanto mais cedo se descobre a doença, mais fácil é o tratamento.

Quem não puder ir até o local da ação nesta quarta-feira (29) pode agendar o exame na Unidade Básica de Saúde mais próxima ou procurar o CTA e realizar o teste rápido. O CTA fica na Rua Henriqueta Pfaff, nº 199 – Novo Cosmópolis. Para mais informações o telefone é o (19) 3812-4639.

 

SERVIÇO:

O Que: Ação de testagem para HIV e Sífilis da campanha “Fique Sabendo”

Quando: Quarta-feira, 29 de novembro de 2017, das 8h às 15h

Onde: Salão Paroquial da Igreja Matriz Santa Gertrudes, Praça Sérgio Rampazzo, s/n° – Centro

Share this post