Segurança

Cerimônia solene celebra os 50 anos de criação da Guarda Municipal de Cosmópolis

Cerimônia solene celebra os 50 anos de criação da Guarda Municipal de Cosmópolis

Instituição foi criada em abril de 1969.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito realizou na manhã desta sexta-feira (26) uma cerimônia solene para comemorar os 50 anos de criação da Guarda Municipal de Cosmópolis. O evento, que ocorreu na Câmara Municipal, contou com a presença de autoridades do município e de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Exército e Guardas Municipais de diversas cidades da região.

Primeiro a discursar, o comandante geral da GM, Neandro Mazílio Coelho, afirmou que “em nosso brasão temos o lema ‘Patrulheiro, Protetor e Amigo’. É isso que fazemos todos os dias desde 1969 e continuaremos a fazer por toda a história do município. Vamos levar a Guarda Municipal de Cosmópolis a condição de referência em serviços de segurança pública preventiva e policiamento comunitário, respeitando sempre os direitos humanos”.

O diretor da GM, Matheus Francisco dos Santos, destacou os investimentos feitos pela administração na segurança pública, apesar da crise financeira. “Nosso município tem passado por um período financeiro complicado, porém com a gestão séria e efetiva do nosso excelentíssimo prefeito, José Pivatto, os investimentos na área da segurança pública já tem nos garantido uma melhoria no ambiente de trabalho e no desenvolvimento de nossas atividades”.

O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Alberto Cavagnini, ressaltou os resultados obtidos a frente da pasta. “Estamos colhendo o fruto de um trabalho justo, honesto e eficiente. Os  números comprovam o que estou falando. Em 2002 tínhamos uma população de pouco mais de 45 mil habitantes. Hoje, o município já superou os 70 mil moradores e os índices de criminalidade são inferiores aos de 2002. Ainda falta muito muito a conquistar, mas a luta continua”.

“Minha relação com a Guarda Municipal sempre foi de muito respeito e de muita consideração, porque eu sei como é difícil realizar este trabalho. É um trabalho que envolve riscos, de dedicação e que só quem tem a vocação consegue fazer. Por isso quero cumprimentar todos os guardas aqui presentes”, disse o prefeito, José Pivatto.

O chefe do executivo cosmopolense também prestou uma homenagem à memória de três ex-integrantes da GM: Cabo Cruz, o primeiro comandante da corporação, Zelão, que faleceu recentemente e o GM Satil, morto em uma ocorrência de roubo a banco na década de 80.

Durante o evento ocorreram várias homenagens. Uma foi destinada especialmente aos familiares do ex-prefeito Willy Luiz Neumann, pela criação da Guarda Municipal. O representante da Acico, Nelson Matsunaga, recebeu uma estatueta em agradecimento a todos os comerciantes e industriais do município que contribuem com a GM quando necessário.

Guardas Municipais receberam medalhas por completar 20 e 30 anos de serviços prestados a corporação. Outros foram homenageados por dedicação ao trabalho e três por terem atuado na criação do hino da GM. O cão policial Kanu também recebeu uma condecoração e foi aposentado. Após o fim da cerimônia, a Guarda Municipal seguiu em carreata pela cidade.

Deixe um comentário

Mês das mulheres

Dando sequência aos eventos comemorativos do mês da mulher, a Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e ...

Vacinação contra a dengue

A Prefeitura Municipal de Cosmópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, dará ...

SEMIFINAL

Na manhã de domingo (07), aconteceu a semifinal da 5° Copa Rosamélia de Futebol Society, disputada no campo da Comunidade Rosamélia. As ...

Boletim informativo 144

Essa é a Prefeitura de Cosmópolis, a cidade universo! Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram: @prefcosmopolis Facebook: ...

Atribuição de Aulas

A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...