Com aulas teóricas e práticas, trabalhadores rurais são capacitados em curso de hidroponia sustentável

Com aulas teóricas e práticas, trabalhadores rurais são capacitados em curso de hidroponia sustentável

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), com o objetivo de solicitar atividades de formação profissional rural, em parceria com o Sindicato Rural de Campinas/SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, promoveu o curso de Hidroponia.

O curso foi efetivado nos dias 26, 27 e 28/06, ministrado pelo instrutor do SENAR, Diogo Shinohara, disponibilizando a aprendizagem, capacitação e desenvolvimento dos empreendedores rurais na agricultura sustentável.

A hidroponia é uma técnica de cultivo em ambientes protegidos, possível para diversas espécies agrícolas.

A técnica vem ocupando cada vez mais espaço na produção de cultivares (inúmeras variedades de plantas de diferentes espécies vegetais), apresentando vantagens em relação aos outros sistemas de produção do ponto de vista ambiental, agrícola e socioeconômico.

É uma solução que permite combater as mudanças climáticas, a degradação do meio ambiente e a extinção de espécies ocasionadas pela super exploração e pelos cultivos intensivos.

A técnica permite um uso mais racional da água, um bem cada vez mais escasso. Da mesma forma, os cultivos hidropônicos são mais rentáveis e fáceis de controlar.

Podemos dizer que a agricultura tradicional é uma arte, mas a hidroponia é uma ciência onde todos os elementos que determinam o crescimento das plantas estão sob controle com o uso da composição da solução nutritiva precisa de concentrações suficientes de nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e enxofre, além de outros elementos adicionais em menor quantidade.

Muitos deles são obtidos a partir de sais, mas também podem ser suplementados ou inclusive substituídos por fertilizantes orgânicos como esterco de gado ou guano de aves.

Outras possíveis fontes de nutrientes são compostos orgânicos como farinha de peixe, restos de madeira ou cereais, ou ainda algas marinhas, esclarece o instrutor do SENAR.

“Abre e fecha” – Feriado

O Paço Municipal, prédio da Prefeitura de Cosmópolis, ficará fechado nos dias 30 de maio, feriado de Corpus Christi, e dia 31 de maio, ...

Feirinha de artes e sabores

O domingo (09), foi de muita animação, cultura, gastronomia, exposições e divertimento para todas as idades, marcando mais uma edição da ...