Conferência em Cosmópolis debate desafios e avanços na área da assistência social

Conferência em Cosmópolis debate desafios e avanços na área da assistência social

Aconteceu na manhã da sexta-feira (14), a 13º Conferência Municipal de Assistência Social de Cosmópolis, realizada no plenário legislativo João Capatto, sediado na Câmara Municipal.

Nesta edição 2023, o evento foi organizado com o tema ‘Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos’, a sigla é referência abreviada de ‘Sistema Único de Assistência Social’, o modelo de gestão utilizado nacionalmente para operacionalizar as ações de assistência social.

A Conferência proporcionou uma palestra sobre o SUAS, estimulando as participações do público nas propostas municipais, Estaduais e da União para os próximos dois anos.

A palestra Magna foi ministrada pela Sra. Sonia Maria Bonfanti Gonçalves, Assistente Social, pós-graduada em gestão do SUAS, consultora em direitos humanos, especialista em políticas sociais e em violência doméstica contra crianças e adolescentes, que contextualizou sobre o momento atual que a assistência vive em todo território nacional.

A apresentação da palestrante proporcionou reflexões sobre o tema da Conferência, estimulando o público presente para o segundo momento da Conferência, que foi a discussão dos cinco eixos propostos pelo CNAS ( Conselho Nacional de Assistência Social), que foram: Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Serviços, Programas e Projetos e Benefício e Transferência de Renda, sendo que o público presente pode avaliar e deliberar sobre proposituras para os três federados: Município, Estado e União.

Estiveram presentes na Conferência a Secretária Municipal de Promoção Social, Fran Oliveira, a Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sra. Isabel Cristina Garcia Teixeira Felisbino, o Secretário Municipal de Educação, Aristides Lange Filho, entre outras autoridades municipais e convidados, com a coordenação da Sra. Tamiris Elena Tetzner Linarez, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, e Edineide Inácio da Silva Ferreira, Gestora de Assistência Social.

A conferência é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social de Cosmópolis, efetivada com o apoio da Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Ação Comunitária.

“A conferência foi de suma importância para o compartilhamento de conhecimento, experiências e perspectivas, entre gestores, trabalhadores e beneficiários do SUAS e sociedade civil, almejando assim, a extensão e qualidade da rede socioassistencial municipal de atendimento’’, declara Tamiris Elena, Presidente do Conselho Municipal.

 

Doação de sangue

A Campanha Municipal de Doação de Sangue, realizada na manhã desta sexta-feira (24), reuniu a participação de 75 candidatos cosmopolenses. ...

Aulas de Teatro

“Realize seu sonho de fazer teatro! Participe do curso conduzido pelo ator cosmopolense Kiko Pissolato. O curso será dividido em duas ...

Rodada de Negócios

Cosmópolis recebeu nesta quinta-feira (23), a edição do evento ‘Rodada de Negócios’, promovido pelo CIESP (Centro das Indústrias do ...