Utilidade Pública

Cosmópolis realiza avaliações de densidade larvária contra o Aedes Aegypti

Cosmópolis realiza avaliações de densidade larvária contra o Aedes Aegypti

Prevenção

Estudos buscam analisar os níveis de infestação e proliferação do mosquito
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de

Vigilância de Zoonoses, iniciou a nova ADL (Avaliação de Densidade Larvária), a quarta realizada neste ano.
O objetivo das avaliações, efetivadas periodicamente, é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade.

O ADL é realizado a cada três meses (janeiro, abril, julho e outubro), com objetivo de identificar os níveis de proliferação e infestação das larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, entre outros.
As avaliações ocorrem até dia 30 de outubro, seguindo a metodologia preconizada pela CCD (Centro de Controle de Doenças). Serão analisados 600 imóveis, distribuídos em 120 quadras, sorteadas em toda a zona urbana do município.
A ADL é uma atividade de vistoria a imóveis em determinados quarteirões, sorteados sob critérios preconizados pela CCD (Centro de Controle de Doenças) do Estado de São Paulo, para conhecimento de amostragem da quantidade em prédios com as presenças de recipientes com larvas do mosquito; quantos estavam com água parada, quantos tinham larvas de mosquito e, destes, quantos estavam com larvas.
Essa avaliação permite direcionar as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti na cidade, concentrando as ações em áreas com maiores índices de infestação, determinando quais atividades serão real

izadas, baseando-se nos recipientes e criadouros mais frequentes na área envolvida.

O resultado desta atividade será divulgado após seu término.
A Secretaria solicita aos moradores que recebam os Agentes de Combates às Endemias (ACEs).
ATENÇÃO: Eles estarão devidamente uniformizados e identificados, atuando no reconhecimento de focos do mosquito, orientando a população sobre como manter os quintais limpos e seguros, tendo por objetivo a promoção da saúde e prevenção de doenças.
Quais são as dicas para a população contribuir com o combate à doença?
Para combater o mosquito, são necessárias mudanças simples de atitudes e hábitos o ano inteiro, porém, o cuidado deve ser redobrado nesta época do ano, período de proliferação da espécie.
Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade em geral para a importância de eliminar os focos do Aedes aegypti e, com isso, reduzir a dengue, zika e a chikungunya.

Outras recomendações:
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;

Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente vasos de plantas;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Turismo e música

Aconteceu na manhã do domingo (07), uma caminhada especial com os alunos da ‘Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos’, conhecida ...

Atribuição de aulas

A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...

Educação e saúde

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, está intensificando palestras aos profissionais da ...