Educação

Cosmópolis realiza Eleição de conselheiros do CAE

Cosmópolis realiza Eleição de conselheiros do CAE

Na manhã de ontem (09), aconteceu no Auditório Paulo Freire a Eleição dos Conselheiros referente ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Quadriênio 2022/2026, onde foram eleitos os Conselheiros, titulares e suplentes, diante a legislação vigente.

Os respectivos interessados participaram das eleições dos segmentos disponíveis previamente até o dia 05 de agosto deste ano, onde foi lavrado em ata específica e encaminhados à Secretaria de Educação conforme o edital.

Todos os candidatos elegíveis estiveram na reunião presencial para a eleição dentro do seu respectivo segmento e houve a escolha e votação do Conselheiros, onde foram maneados por meio de votação, sendo; 1 (um) representante do Chefe do Poder Executivo do Município de Cosmópolis, 2 (dois) representantes das entidades de trabalhadores da educação, 2 (dois) representantes discentes matriculados em uma das Unidades Escolares do Município de Cosmópolis, 2 (dois) representantes de pais de alunos matriculados na rede de ensino a qual pertença a Prefeitura de Cosmópolis e 2 (dois) representantes indicados por entidades civis organizadas.

Após os Conselheiros serem eleitos foram indicados, por votação, o Presidente e o vice presidente do CAE.

É importante destacar que o CAE é um órgão colegiado, de caráter fiscalizador permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos estados, distrito federal e dos municípios, cabendo aos membros do CAE, zelar por uma alimentação escolar adequada e saudável, exercendo o controle social e sendo porta voz dos estudantes.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem por objetivo contribuir com o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

Para que o PNAE se mantenha como referência no país e no mundo, se faz necessária uma atuação, participativa e integrada de todos os setores da sociedade no controle social.

X Festa Alemã de Cosmópolis

Não perca! Celebrando os 92 anos de fundação da “Gesang Verein Deutsche Eiche”, histórico salão de festas da “Escola Alemã”, a ...