Cosmópolis recebe lançamento de livro sobre os antigos carnavais do interior paulista nesta sexta-feira (9)

Cosmópolis recebe lançamento de livro sobre os antigos carnavais do interior paulista nesta sexta-feira (9)

Evento ocorre no Auditório XV de Outubro. Na ocasião, uma exposição sobre o tema também será lançada.
O lançamento do livro “Outros Carnavais” ocorre nesta sexta-feira (9) às 19h no Auditório XV de Outubro – localizado ao lado da EMEB Educador Paulo Freire. A obra retrata os primeiros passos do carnaval no interior paulista, entre as décadas de 1910 e 1960.

Segundo a autora, Carina Bentlin, o livro surgiu do anseio de ampliar o acesso ao interessante acervo do Centro de Memória de Cosmópolis e suas coleções fotográficas.

“Diante do processo de organização do acervo, revelou-se uma bonita coleção com registros dos Carnavais, fotografias que chamaram a atenção pela beleza, qualidade e variedade de blocos retratados”, conta.

Quem comparecer ao lançamento receberá gratuitamente um exemplar do livro. Os presentes também poderão conferir uma exposição que conta com estandartes customizados artesanalmente, objetos e fotos apresentados de maneira lúdica e alegre. Depois, a mostra, que é itinerante, seguirá para outros pontos da cidade.

O projeto “Outros Carnavais” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado e da Tecer Comunicação e Cultura, através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo com patrocínio do Supermercados São Vicente e Usina Ester e apoio da Prefeitura Municipal de Cosmópolis através da Secretaria Municipal de Cultura.

A autora

Carina Bentlin é jornalista, documentarista audiovisual e gestora cultural com especialização em Gestão de Políticas Culturais – Universitat de Girona e Itaú Cultural.

Dirigiu e produziu doze documentários, sendo a maioria deles com base em memórias e histórias de vidas, incluindo o projeto de pesquisa e documentação “Memória Viva”. Foi bolsista em Documentação Museológica pelo Cidoc – Comitê Internacional de Documentação Museológica (Icom – Unesco).

Como coordenadora da Tecer Comunicação e Cultura desenvolve projetos culturais para grupos artísticos de diversos segmentos, além do projeto de cinema ao ar livre com exibições de títulos do cinema nacional (Cine Céu).

Em Cosmópolis atuou por seis anos nas funções de assessora, diretora e secretária de cultura, onde coordenou, entre outros, diversos projetos culturais relacionados ao acervo do Centro de Memória de Cosmópolis.

 

SERVIÇO
O Que: Lançamento do livro e abertura da exposição
Quando: Sexta-feira, dia 9 de março de 2018, às 19h
Onde: Auditório XV de Outubro, ao lado da EMEB Educador Paulo Freire – Rua Sete de Abril, n° 649, Vila Damiano.

Cronograma da Exposição

9 a 16/03 – Hall do Auditório XV de Outubro
Rua Sete de Abril, n° 649 – Vila Damiano

19 a 23/03 – Cosmópolis Plaza Shopping
Avenida da Saudade, n° 32 – Chácara Horizonte

3 a 9/4 – Espaço Cultural Café Belle Époque
Praça Dr. Paulo Almeida Nogueira, n° 70 – Centro

Mais informações: Secretaria Municipal de Cultura – (19) 3812-3101

Share this post