Curso de Meliponicultura

Curso de Meliponicultura

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Campinas, realizou entre os dias 24 e 27 de novembro o curso de Meliponicultura. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do SENAR, Nivaldo Bertelli, com o objetivo de promover aprendizagem técnica e incentivar o potencial empreendedor de produtores, proprietários e trabalhadores rurais.
A meliponicultura, atividade dedicada à criação de abelhas sem ferrão, vem ganhando destaque no Brasil por aliar geração de renda, recomposição da biodiversidade e preservação ambiental. As abelhas nativas, em sua maioria endêmicas, são altamente adaptadas à polinização de espécies vegetais da região, sendo responsáveis por mais de 80% do processo natural que garante a produção de frutos e sementes. A presença desses insetos é um importante indicador de equilíbrio ecológico.
O produtor rural Hélio Demori relatou que conhecer as propriedades terapêuticas e medicinais do mel e do própolis das abelhas mansas (sem ferrão) despertou seu interesse pela atividade. Segundo ele, a preocupação com o desaparecimento desses insetos motivou o resgate da criação, que hoje conta com diversas colmeias em sua propriedade.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlinhos Bandola, destacou que o curso trouxe novos aprendizados aos produtores cosmopolenses, reforçando a importância das abelhas sem ferrão para a agricultura e para o equilíbrio ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável no município.

 

Saúde em Movimento

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma edição do programa ‘Saúde em Movimento’, na Praça da ...