Curso de Técnicas de Artesanato em Bambu é finalizado

Curso de Técnicas de Artesanato em Bambu é finalizado

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) e o Sindicato Rural de Campinas entre os dias 07, 08, 09, 10 e 11 de junho, curso Técnicas de Artesanato em Bambu – Utilitários.

A capacitação contou com duração de 40 horas divididas em cinco dias. Os participantes produtores, proprietários e trabalhadores rurais foram instruídos desde a história e importância da utilização de bambu na produção de artesanato, passando pela segurança e saúde do trabalhador, o corte e destalar até chegar à comercialização. Na parte prática do curso, os participantes confeccionaram cestos.

O curso aproxima ainda mais o produtor rural dos recursos que a natureza oferece. A produção artesanal de objetos úteis, artísticos e decorativos, utilizando matéria-prima disponível na região. Neste sentido, o artesanato rural contribui para a preservação do meio ambiente e divulgação das expressões culturais regionais, podendo ou não ter fim comercial, sempre estimulando a organização de grupos.

Por causa da pandemia, são seguidas as orientações das autoridades de saúde, como o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados e distanciamento social. Os participantes receberam gratuitamente material didático e certificado de conclusão.

Share this post