Saúde Notícias

Secretaria de Educação define plano de volta às aulas 2021

Secretaria de Educação define plano de volta às aulas 2021
A Secretaria de Educação de Cosmópolis anuncia que o ano letivo nas escolas da rede municipal terá início no dia 08 de fevereiro, de forma remota. A previsão é que o retorno às salas de aulas aconteça de forma híbrida, com aulas presenciais e por meio da plataforma digital, a partir de 27 de abril.
De acordo com o Secretário da pasta, Prof. Augusto, no total foram 8.712 alunos e 1.400 funcionário afetados desde o início da pandemia. Entretanto, a decisão de manter as aulas de maneira online ocorreu devido ao aumento no número de casos de COVID-19 na região, e também para que os profissionais da rede de educação passem pelo programa de Capacitação e Prevenção, que será realizado por parte da secretaria de saúde.
“O retorno presencial vai acontecer após a Capacitação e Prevenção dos funcionários envolvidos com a educação. Estamos seguindo todas as diretrizes de São Paulo, mas nossa grande preocupação é a segurança de todos, por isso, o programa será fundamental para assegurar a integridade de todos. Também não vamos deixar o sistema online enquanto não tivermos 100% de segurança”, comenta o secretário.
O cronograma prevê para abril, o retorno híbrido, com aulas presenciais com 35% de ocupação, e por meio da plataforma digital. As turmas serão divididas: metade da sala vai para a escola uma vez por semana enquanto a outra metade fica em casa. Depois, os alunos se revezam, quem estava em casa, tendo aula online, vai para a escola.
“Todos os alunos terão as mesmas atividades, só que hora presencial, hora remota. Então eles vão alternar”. O secretário ainda afirma que as famílias que não se sentirem seguras podem manter os estudantes em sistema remoto, similar ao que ocorreu em 2020.
Entretanto, as escolas particulares têm autorização para iniciar antes, se assim desejarem. Já as escolas estaduais vão seguir as diretrizes da Delegacia de Ensino de Limeira, juntamente com as diretrizes do Plano de São Paulo.
Para todos os retornos, os estudantes e professores devem usar máscaras e fazer a higienização das mãos adequadamente. Para isso, a secretaria e as instituições estão preparando todos os equipamentos necessários.
Além disso, todas as crianças e adultos que sentirem sintomas gripais ou febre devem permanecer em casa. O secretário também explica que todas as regras do Plano São Paulo devem ser seguidas.
Merenda Escolar
Em relação ao fornecimento da merenda, será dada a continuidade da distribuição dos kits de merenda escolar. Entretanto, o Secretário de Educação esclarece que foi preciso fazer novo processo licitatório para a aquisição dos kits e, agora passará de 1.300, para até 1.500 kits distribuídos.
Creches
Às voltas das creches vai acontecer a partir do dia 27 de abril, de forma gradativa até 35% de ocupação seguindo o plano São Paulo

Deixe um comentário