Saúde

Escuta de crianças traz novo olhar para a Primeira Infância em Cosmópolis

Escuta de crianças traz novo olhar para a Primeira Infância em Cosmópolis

Crianças de Cosmópolis participaram de uma etapa importante para o levantamento de informações sobre a situação da infância no município, por meio da escuta qualificada realizada pelo Projeto Primeira Infância Cidadã.

Escutar ativamente, aprender e trazer a perspectiva das crianças sobre a cidade e o espaço em que estão inseridas são o foco das atividades que tiveram 37 participantes (um grupo com 18 crianças de 4 a 6 anos e outro com 19 crianças, com idade entre 7 e 11 anos), de diferentes bairros. Este diagnóstico situacional deverá servir como guia orientador das prioridades a serem consideradas no processo de elaboração e implementação dos Planos Municipais da Primeira Infância, objetivo principal do PIC.

Utilizando uma metodologia participativa, em um ambiente lúdico e de livre expressão, a equipe do projeto fez a escuta qualificada sobre várias situações e contextos em relação à saúde, escola, família, espaços públicos, moradia e meio ambiente.

As rodas de escuta estão sendo realizadas nos municípios participantes do Projeto Primeira Infância Cidadã. No total, serão ouvidas cerca de 500 crianças, selecionadas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada localidade.

O projeto é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância.

Prefeitura realiza Mutirão de Castração

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Saúde Animal, realizou nos dias 09, 10 e 11 de setembro o Mutirão ...