Educação

Estudante cosmopolense é premiado em concurso de desenho Brasil e China

Estudante cosmopolense é premiado em concurso de desenho Brasil e China

O talento artístico e o amor pela cidade foram representados pelo aluno José Miguel Apaza Pocomucha, estudante cosmopolense premiado no concurso de desenho 2023 ‘Da Imigração aos Dias Atuais: Intercâmbio e Integração Cultural China-Brasil’.

A cerimônia de premiação aconteceu na Assembleia do Estado de São Paulo (ALESP), oficializada na terça-feira (15), e foi uma realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) em parceria com o Consulado-Geral da República Popular da China em São Paulo, concorrendo alunos da instrução Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino.
A data 15 de agosto, celebra o ‘Dia Nacional da Imigração Chinesa’, constituindo a 4ª edição do concurso, que visa disseminar a cultura e história chinesa no Brasil, reunindo 601 desenhos inscritos.

O aluno José Miguel Apaza Pocomucha, imigrante do Peru, é estudante do ‘Ginásio Estadual Dr. Paulo de Almeida Nogueira’, conhecida ‘Escola GEPAN’, premiado com a terceira colocação do concurso, selecionado com o desenho intitulado’ China Brasil Acultural’.
Na sessão especial, oficializada no Auditório Franco Montoro, estiveram presentes a Cônsul-geral da China, Chen Peijie, a chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Myrian Prado, entre outras autoridades e representantes internacionais.
No momento da premiação, o aluno José Miguel Apaza Pocomucha, fez questão, de receber a certificação com a bandeira do município de Cosmópolis, realçando seu amor e gratidão à cidade.

Acompanharam o aluno na premiação, a professora orientadora do GEPAN, Alessandra Simoni, e a Dirigente Regional de Educação de Limeira, responsável pelas unidades estaduais em Cosmópolis, Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira.
O aluno comentou sobre o apoio familiar para a criação, e estruturação cultural do desenho, elaborado em conjunto com a professora orientadora e equipes educacionais do GEPAN.

Os painéis com os desenhos premiados estão expostos no Hall Monumental da ALESP. A mostra pode ser visitada por todos os interessados de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

Tistu: O Menino do Dedo Verde

O ‘Auditório 15 de Outubro’, sediado na Escola Educador Paulo Freire, recebeu na tarde do domingo (02), o espetáculo “Tistu: O ...