Notícias

Junior Felisbino se reúne com Usina Ester para alinhar ações de enfrentamento à crise hídrica

Junior Felisbino se reúne com Usina Ester para alinhar ações de enfrentamento à crise hídrica
O prefeito Junior Felisbino esteve reunido pela terceira vez com o superintendente da Usina Ester, Thiago Sousa para alinhar as ações conjuntas de enfrentamento à pior crise hídrica dos últimos 91 anos que o Estado de São Paulo está enfrentando. Esse é um assunto prioritário desde que a atual gestão assumiu, buscando parcerias e ações para evitar o desabastecimento no município.
No encontro foram discutidos os problemas da barragem (paredão) e as providências emergenciais que deverão ser tomadas pelo Executivo juntamente com a empresa.
Ficou acordado uma parceria conjunta que, de início, irá contratar uma equipe técnica para avaliar as condições da barragem e soluções para sanar o problema do vazamento que se encontra no local.
A transposição do Rio Jaguari para a represa do Rio Pirapitingui deverá ocorrer no próximo mês, caso não haja chuva. Para o desassoreamento da represa é necessária a liberação do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão fiscalizador que cuida das bacias hidrográficas do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Água e Esgoto (SAE) já solicitou junto ao órgão o estudo em conjunto em nossa represa e, está aguardando o início e posicionamento do DAEE para liberar o edital de limpeza no local.
Pior crise hídrica em 91 anos
O Governo Federal emitiu um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em todo o Estado. É a primeira vez que um alerta assim é emitido.
A captação de água em nossa represa é de 900 m³ por hora e, hoje, está no nível crítico com aproximadamente 1.450.000 m³. A Prefeitura já iniciou uma campanha para o uso consciente da água, para que a população não venha sofrer com a escassez. A conscientização deve partir de toda a população, pois se não economizar, irá faltar.

Atribuição de aulas

A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...

Atribuição de Aulas

A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...

Doação de sangue

Aconteceu nesta sexta-feira (22), a segunda edição 2024 da ‘Campanha Municipal de Doação de Sangue’, realizada pela Prefeitura de ...

Campeonato paulista

Aconteceu no domingo (07), a ‘2ª etapa Campeonato Paulista de Bicicross’, disputado na cidade de Americana (SP), classificando diversos ...