Notícias

Nota de Cosmópolis cresce no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Nota de Cosmópolis cresce no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

 

Cidade é a 3ª melhor avaliada entre as 14 da Região Metropolitana de Campinas que tem a Fase 2 do Ensino Fundamental municipalizado.

A educação na rede pública municipal de Cosmópolis melhorou segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na última segunda-feira (3) pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP).

A nota da Fase 1, correspondente as turmas do 1° ao 5° ano das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs), foi 6,8, o que coloca a cidade como a 10ª melhor entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

No caso da Fase 2, correspondente as turmas do 6° ao 9° ano das EMEBs, a nota foi 5,8 e garantiu Cosmópolis como a 3ª melhor cidade entre as 14 da RMC que tem esta etapa do ensino fundamental municipalizado.

“Este é um resultado muito satisfatório. Agradeço o empenho e compromisso dos professores e das equipes pedagógica e gestora das escolas. Para alcançar este feito implementamos várias ações para obter mais qualidade na educação municipal: investimos na capacitação de docentes, em reforço no contraturno e em estratégias diversificadas para melhorar a aprendizagem – incluindo a manutenção constante dos prédios escolares e sistemas mais eficientes de gestão interna”, diz a secretária municipal de Educação, Vera Borelli.

 

Sobre o IDEB

O Ideb foi criado no ano de 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal. Ele é calculado com base na aprovação e evasão dos alunos – a chamada taxa de rendimento escolar – e no desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na Prova Brasil.

Deste modo, se uma escola aprova os alunos sem que eles tenham realmente aprendido isso fica claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb. Quanto maior a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.

 

Deixe um comentário

COMUNICADO – ATRIBUIÇAO DE AULAS

O Secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, informa todos os professores ...

Os Jogos Escolares vem aí

Após quase dez anos sem serem realizados em Cosmópolis, os jogos iniciam na próxima segunda-feira (27), a partir das 8h, no Ginásio ...