Saúde

NUESA dá apoio aos primeiros bebês nascidos em 2022

NUESA dá apoio aos primeiros bebês nascidos em 2022

Ano Novo, esperanças renovadas, primeiras vidas cosmopolenses chegando… Árvores da vida firmando suas raízes.

No dia primeiro de janeiro nasceram na Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis os dois primeiros cosmopolenses de 2022. A mãe Jéssica Pego de Lima deu à luz ao pequeno Lucas Francisco de Lima às 12h52. Um pouco mais tarde, a jovem Luana Silva Ferreira deu à luz ao bebê Noah Lorenzo Silva de Carvalho.

Foram os primeiros bebês e mamães que a Equipe do Programa Mãe Coruja do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA) da Secretaria Municipal de Saúde visitaram na Santa Casa.

Esta equipe, que visita diariamente a Maternidade para realizar algumas orientações, bem como agendar a primeira consulta com o Pediatra, Teste do Pezinho e Vacina BCG.

Tanto Jéssica quanto Luana contaram sobre o acolhimento humanizado recebido de toda a equipe da maternidade na linda vivência de nascimento de seus filhos.

Ambas tiveram parto normal e contaram sobre o atendimento carinhoso da equipe de enfermagem que as ajudaram no processo de dilatação através do banho, técnica de agachamento e movimentos na bola e caminhadas pela sala de pré-parto. Nos dois casos houve a participação de acompanhantes. No caso de Jéssica o marido Wilian participou e no caso Luana a vovó participou ajudando a filha.

As duas jovens relataram ter recebido um atendimento muito cuidadoso e humanizado. Foi um momento de muita emoção com a participação ativa de toda a equipe da maternidade.

Contaram emocionadas que a Ginecologista, Dra Lais Maltarolo antes de iniciar os partos convidou a todos os que estavam na sala a realizarem uma oração, num gesto amoroso e de cuidado que coroou todo parto e o procedimento médico. Além disso, presenteou as jovens mães com o “Carimbo das Placentas”. O Carimbo de Placenta (também chamado de “pintura de placenta” ou “quadro de placenta”) é uma lembrança realmente única para guardar como recordação do parto. A placenta é o órgão que protege e nutre o seu bebê durante toda a gestação, sendo essa a sua única função, além de fornecer oxigênio e manter a comunicação com a mãe.

É também por essa razão, a de produzir oxigênio, que a placenta é chamada de “árvore da vida”. Mas a analogia não para por aí: quando “carimbada”, é possível ver a forma incrível da placenta, que de fato lembra uma árvore, fazendo jus ao nome de “árvore da vida”.

Jéssica relatou ter visto a técnica do “Carimbo da Placenta” nas redes sociais de algumas celebridades, mas nunca imaginou que receberia esse lindo presente!

Mamães e bebês tiveram alta felizes e deixando um relato de muita leveza e beleza em seus partos. Com essa experiência muitas outras mulheres poderão ter seus bebês vivenciando o lado humanizado da maternidade.

Boletim Informativo 142

Essa é a Prefeitura de Cosmópolis, a cidade universo! Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram: @prefcosmopolis Facebook: ...

Festival na Cosmo

Fim de semana de muita animação e boa comida na ‘Praça Prefeito Oswaldo Heitor Nallin’, com o ‘ 2º Festival Gastro Musical e Cultural ...

Carro fumacê no combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Zoonoses, iniciou nesta sexta-feira (22), as ações ...

Educação e saúde

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, está intensificando palestras aos profissionais da ...

Cultura livre

Aconteceu na noite do sábado (13), uma apresentação especial da ‘Banda Municipal de Cosmópolis’, o concerto intitulado ‘Danças ...