Saúde

NUESA realiza ação no Dia Mundial Sem Tabaco

NUESA realiza ação no Dia Mundial Sem Tabaco

Na terça-feira (31), data em que se comemora o “Dia Mundial Sem Tabaco”, a equipe do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA), da Secretaria Municipal de Saúde, esteve na Avenida Ester para divulgar o Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART).

De acordo com o Núcleo, o tabagismo além dos males que provoca na saúde e qualidade de vida, é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no mundo, também afeta o meio ambiente.

O cigarro contamina o ar por suas substâncias tóxicas além de se tornar um problema em relação ao descarte irregular das bitucas, que demoram em torno de cinco anos para se decomporem e muitas vezes acabam contaminando o solo, rios, mares e animais.

Vale ressaltar também, que em tempos de Covid- 19, os tabagistas têm grande chance de ter seu estado agravado quando contraem a doença.

O tabagismo é classificado como uma epidemia mundial e precisa do empenho de todos para ser vencida.

O Secretário Municipal de Saúde , Marcos Ferreira, apoia e tem fortalecido as ações para o enfrentamento do tabagismo e o Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART) que é realizado com atendimentos presenciais e/ou online (quando necessário).

O acompanhamento médico terapêutico acontece semanalmente e em grupos de apoio. Conta com avaliação para prevenção e diagnóstico precoce para o câncer bucal e agora está iniciando o acompanhamento com nutricionista.

O Programa disponibiliza gratuitamente a medicação cloridrato de bupropiona e adesivos de nicotina além de assessorar o paciente durante todo processo de tratamento.

Tem vontade de parar de fumar ou diminuir o consumo de cigarros?
Já tentou e não conseguiu
Já parou de fumar e recaiu
Participe do PART e tenha melhor qualidade de vida

Locais e horários
– Terça às 8:30h – UBS Vila Cosmo
Rua Pedro Damiano, n° 327
– Terça às 13h – UBS Andorinhas
Rua Lavieiro Giuzo, n° 360
Em caso de dúvidas ou interesse ligue ou envie mensagens pelo telefone e/ou WhatsApp do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA) da Secretaria Municipal de Cosmópolis (19) 3872-1019.

 

Saúde da mulher

Dando sequência aos eventos especiais de conscientização e prevenção feminina, celebrando o Mês Internacional da Mulher e Março Lilás, ...

Festival na Cosmo

Fim de semana de muita animação e boa comida na ‘Praça Prefeito Oswaldo Heitor Nallin’, com o ‘ 2º Festival Gastro Musical e Cultural ...

Boletim Informativo 140

Essa é a Prefeitura de Cosmópolis, a cidade universo! Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram: @prefcosmopolis Facebook: ...

Esportes

A Liga de Handebol do Interior (L.H.I) – Temporada 2024 teve início no último domingo (17), onde Cosmópolis estreou em casa com vitória. ...