Oficinas de arte e cultura indígena tem inscrições abertas em Cosmópolis
Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto “O Grafismo e a Arte Marajoara”, que começam no próximo sábado (11) e vão até o dia 3 de junho, com encontros sempre aos sábados a partir das 9h.
O projeto vai apresentar ao público o imenso acervo gráfico deixados pelos índios Marajoaras – etnia extinta antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil, por volta do ano 1.350.
As oficinas destacam o conhecimento gerado pelas sociedades amazônicas que não foi registrado em livros e teria sido perdido não fosse a cerâmica Marajoara. Esta arte é um dos poucos registros de uma cultura vibrante e original, que em sua precocidade e complexidade caracterizou uma das mais importantes sociedades pré-colombianas.
O curso também vai mostrar as várias possibilidades de se trabalhar o grafismo Marajoara, permitindo que os participantes das oficinas mergulhem nessa cultura e possam acessar integralmente a riqueza e exuberância de uma etnia indígena brasileira.
As oficinas tem vagas limitadas e serão realizadas em dez encontros com três horas de duração cada, com um intervalo de quinze minutos para um lanche em cada um dos encontros. As inscrições devem ser realizadas entrando em contato com a Secretaria de Cultura de Cosmópolis pelo telefone 3812-3101.
Ao final, as obras produzidas pelos alunos durante o curso serão apresentadas ao público em geral em uma exposição, onde haverá entrega de certificados e uma roda de conversa com os alunos comentando sobre as experiências com o grafismo e a arte em pauta durante a oficina.
O Grafismo e a Arte Marajoaraé uma realização do Governo do Estado do Estado de São Paulo com recursos do PROAC, patrocínio da Honda e apoio da Secretaria de Cultura de Cosmópolis.
SERVIÇO:
O que: ProjetoO Grafismo e a Arte Marajoara
Quando: De 11 de março até 3 de junho de 2017, sempre aos sábados a partir das 9h
Onde: Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Santa Gertrudes, n° 254, Centro.
Inscrições: Feitas pela Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone 3812-3101