Notícias

Palestras sobre “fake news” agita escolas de Cosmópolis

Palestras sobre “fake news” agita escolas de Cosmópolis

Ministradas pela professora Karina de Freitas, as palestras fazem parte da programação da Secretaria de Educação de Cosmópolis, em virtude da participação do município no Projeto Eptv na Escola 2019. Nos períodos da manhã e tarde, as palestras acontecem no auditório 15 de outubro entre 16 a 20/05.

O objetivo da palestra é auxiliar os alunos na reflexão sobre o tema da redação deste ano: “Quando a mentira parece a verdade”. Escolas públicas e privadas da cidade, num total de 10 escolas municipais, estaduais e particulares estão entre as participantes do Projeto.

Para a coordenadora do Projeto, em Cosmópolis, Angela Rezende, o Eptv na Escola sempre é aguardado com muita expectativa pelos alunos: “Participamos de todas as edições do Projeto e sempre com resultados positivos. Os alunos e as alunas adoram conhecer o estúdio de uma emissora de televisão, os passeios e as atividades relacionadas aos temas da redação”.

Entre as atividades deste ano, um cfakenews7321artaz sobre mídias sociais, notícias falsas e Internet (foto) foi desenhado pelo aluno Matheus Henrique de Aguiar (14), da Emeb Paulo Freire e será utilizado em salas de aula.

Vanessa Montoya Gazotto, coordenadora pedagógica do Paulo Freire disse, orgulhosa, que “Matheus é o nosso desenhista, o cartaz hoje está exposto nos corredores da nossa escola, mas também é utilizado pelas professoras nas atividades do Eptv na Escola,” disse.

O Prefeito de Cosmópolis, José Pivatto, participou da palestra na manhã desta sexta-feira (17). Em suas breves considerações, José Pivatto ressaltou a importância do tema da redação escolhido para os tempos atuais: “As notícias falsas destroem pessoas inocentes e famílias inteiras. A reflexão, portanto, é extremamente relevante para os nossos alunos e alunas”, disse o prefeito.

O projeto EPTV na escola acontece há 20 anos com a participação dos alunos dos nonos ano do ensino fundamental 2 da rede municipal, estadual e particular do município.

A Secretaria Municipal de Educação é responsável por organizar a participação das escolas e a produção e seleção das redações produzidas pelos alunos com a orientação dos professores nas escolas.

A Comissão Organizadora formada pela Secretaria de Educação de Cosmópolis é composta pela equipe de supervisão e coordenação pedagógica da Secretaria de Educação e dos professores coordenadores das escolas participantes para a seleção das 30 redações.

As redações selecionadas são encaminhadas para EPTV e passam a concorrer com várias cidades da região de Campinas. Os 30 alunos selecionados participam de uma visita à redação da EPTV. Com isso, têm a oportunidade de conhecer os bastidores da emissora com direito a um almoço no shopping acompanhados por um responsável do projeto membro da emissora.

Deixe um comentário

Festival na Cosmo

Fim de semana de muita animação e boa comida na ‘Praça Prefeito Oswaldo Heitor Nallin’, com o ‘ 2º Festival Gastro Musical e Cultural ...

Esportes

A Liga de Handebol do Interior (L.H.I) – Temporada 2024 teve início no último domingo (17), onde Cosmópolis estreou em casa com vitória. ...

‘Dia D’ contra a Dengue

Cosmópolis, em ação conjunta com as cidades da Região Metropolitano Campinas (RMC), realizou no sábado (16), o ‘Dia D de Combate à ...

Esportes

Aconteceu no domingo (25), o inicio dos jogos da ‘5‘º Copa Rosamélia de Futebol Society’, organizados com o apoio da Prefeitura de ...

‘Dia da Síndrome de Down’

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), realizou nesta quinta-feira (21), os ...

Carro fumacê no combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Zoonoses, iniciou nesta sexta-feira (22), as ações ...