Notícias

Por falta de qualificação da antiga gestão, Policiais perdem concessão de porte de arma

Por falta de qualificação da antiga gestão, Policiais perdem concessão de porte de arma

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito vêm a público informar que os integrantes da Guarda Municipal encontram-se sem a concessão de porte de arma, devido à falta de regularizações por parte da antiga Administração, que deveria ser feita desde o ano de 2017.

A Guarda Municipal possui Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal (PF) para concessão de porte e, para a manutenção do Acordo, a GM deve cumprir as determinações regulamentares expressas, que são fiscalizadas pela PF.

Em setembro e novembro de 2020 foram realizados procedimentos fiscalizatórios pela PF para o cumprimento dos termos no acordo. Nas fiscalizações realizadas no ano passado, foram constatadas irregularidades, dentre elas, a ausência de cursos de capacidade técnica, além da ausência do arquivamento de laudos e certidões exigidos.

O atual Secretário da pasta, Sesã Fontana foi notificado a comparecer na sede da PF em São Paulo, quando tomou conhecimento das citadas irregularidades. Diante disso, foram iniciados imediatamente os trabalhos a fim de sanar as irregularidades apontadas.

Sem medir esforços, foi nomeada uma comissão para a realização das qualificações e um mutirão para emissão da documentação dos guardas que não estavam arquivados. Também foram compradas munições e alvos para as aulas de tiro. Foi realizado convênio com a GM de Paulínia, a qual cedeu o Estande de Tiros para realização do curso e provas.

Na data de hoje (8), já está sendo protocolado junto ao departamento competente da PF um pedido de reconsideração, instruído com todas as providências tomadas até o momento. Também está sendo instaurada sindicância para apurar eventuais responsabilidades.

Para tranquilizar a população, o Secretário informou que possui uma licença expedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo – Comarca de Cosmópolis, que autoriza o porte de arma aos integrantes da GM. Por fim, a Secretaria de Segurança e Trânsito reafirma o compromisso de que está trabalhando no sentido de regularizar os termos do convênio outrora não cumpridos, sendo oportuno esclarecer que a primeira turma do EQP já está perto de concluir o curso.

Deixe um comentário

Atividades de socialização

Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma manhã especial aos integrantes ...

Aulas de Teatro

“Realize seu sonho de fazer teatro! Participe do curso conduzido pelo ator cosmopolense Kiko Pissolato. O curso será dividido em duas ...

Corais municipais

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o “Concerto Coral EUA-BRA”, apresentado pelos ...