Saúde

Prefeitura iniciou a ação de testes com o carro pulverizador “Fumacê”

Prefeitura iniciou a ação de testes com o carro pulverizador “Fumacê”

Na sexta-feira (27), a Prefeitura de Cosmópolis, por meio do Departamento de Zoonoses, iniciou a ação de testes com o carro pulverizador “Fumacê” nos bairros Residencial Andorinhas, Jardim de Lourdes e Parque São Pedro.

A atividade percorreu inicialmente esses bairros, pois é onde há maior registros de casos do mosquito da Aedes Aegpyti. O departamento estará finalizando a ação nesta região amanhã (31).

O “Fumacê” é uma estratégia encontrada para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a Chikungunya.

Na quarta (01) e quinta-feira (02) o “Fumacê” percorrerá os bairros Jardim do Sol e Parque Ester. O Departamento de Zoonoses pede para que a população desta região mantenha as janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida.

O Departamento está seguindo um cronograma de atividades e, em breve, novas regiões do município também serão beneficiadas com a ação. Se houver chuva a atividade será suspensa.

Evite a criação de novos mosquitos eliminando todos os recipientes e locais que possam acumular água.