Notícias

Prefeitura Municipal e Fundo Social de Solidariedade de Cosmópolis realizam ação de conscientização no “Outubro Rosa”

Prefeitura Municipal e Fundo Social de Solidariedade de Cosmópolis realizam ação de conscientização no “Outubro Rosa”

Lema da campanha é “Lembrar de Cuidar de Mim: a prevenção do câncer de mama é o ano todo”.

A Prefeitura Municipal de Cosmópolis e o Fundo Social de Solidariedade do município realizam neste mês uma ação de conscientização relacionada ao “Outubro Rosa”.

Durante todo o mês, os funcionários do Paço Municipal foram convidados a usar uma camiseta alusiva a campanha por dois dias na semana. A ação foi pensada para dar visibilidade a este tema tão importante.

O “Outubro Rosa” é uma campanha mundial que surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, e tem como objetivo dar destaque e estimular a prevenção e o combate ao câncer de mama.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que o número de novos casos de câncer chegará a 15 milhões até 2020. E a maior concentração da doença ocorrerá em países emergentes, como o Brasil.

O Câncer de Mama corresponde a 25% dos casos de câncer em mulheres no mundo todo. Apesar de ser o tipo da doença com a maior taxa de mortalidade entre elas, se descoberto ainda no primeiro estágio a chance de sobrevida é de 88,3%, em média.

Por isso o autoexame é tão importante. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 66% dos casos deste tipo de câncer são descobertos pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração na mama, enquanto apenas 4% dos casos são descobertos por uma suspeita inicial de um profissional da saúde.

Ainda segundo o INCA, também é essencial manter hábitos saudáveis, pois eles podem evitar até 30% dos casos da doença. Entre as recomendações do órgão estão a prática regular de atividade física, a alimentação saudável, manter-se dentro do peso adequado, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Deixe um comentário

Todos contra a Dengue

A Prefeitura de Cosmópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo o ‘Projeto Dengue’ nas unidades municipais ...

Atribuição de aulas

O Secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...

Boletim Informativo 141

Essa é a Prefeitura de Cosmópolis, a cidade universo! Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram: @prefcosmopolis Facebook: ...

Carro fumacê no combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Zoonoses, iniciou nesta sexta-feira (22), as ações ...