Saúde

Prefeitura Municipal inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em Cosmópolis

Prefeitura Municipal inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em Cosmópolis

A UBS Tide vai atender aos bairros Chico Mendes, Laranjeiras, Recanto das Laranjeiras, Novo Cosmópolis, Rosa Amélia e Residencial Rosseti

A Prefeitura Municipal de Cosmópolis, por meio da Secretaria da Saúde Comunitária, inaugurou nesta quinta (23) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sidney Alves Aranha – TIDE. A nova unidade, que será aberta ao público na próxima segunda (27), contará com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)  e Programa Saúde da Família (PSF).

A obra é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. A nova unidade de saúde foi construída em terreno de mais de dois mil metros quadrados cedido pelo município de Cosmópolis. O valor total da obra e aquisição de equipamentos ficou em torno de 4 milhões de reais, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Saúde em Ação da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

A UBS TIDE é uma unidade de Saúde completa que vai oferecer atendimento de Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, Odontologia e aplicações de vacinas. Outras duas unidades do Programa Saúde em Ação já foram entregues: a UBS Dr. Henrique Scursoni Neto e o CAPS Nise da Silveira.

Segundo o Secretário de Saúde Comunitária e vice-prefeito, Silvio Luiz Baccarin, os investimentos em Saúde na cidade tem crescido, apesar da crise financeira que atinge os municípios. “Quero agradecer ao prefeito Pivatto pela confiança depositada na gestão desta secretaria e aproveito para agradecer a todos os diretores, servidores e profissionais da Saúde, que não medem esforços para melhorar ainda mais o atendimento à população da nossa cidade”, disse Baccarin.

O secretário afirmou ainda que acabou de assinar a compra de medicamentos para o ano que vem e aguarda a chegada de um ônibus de transporte de pacientes e duas ambulâncias para reforçar a frota da Secretaria de Saúde de Cosmópolis. “Acabamos de receber uma Van adaptada para o Centro Especializado de Reabilitação (CERC) com capacidade para 09 pacientes. Chegaram também uma caminhonete para a Vigilância Sanitária, dois veículos e uma ambulância”, comemora o vice-prefeito.

“Além das obras e veículos mencionados pelo secretário e vice-prefeito Baccarin, vamos adquirir também um castramóvel”, frisou o prefeito José Pivatto. Para o chefe do executivo, as obras inauguradas têm padrões de clínicas particulares. “A nossa população merece ser atendida em locais como esse, onde se sintam seguras e que tenham o direito à saúde garantido. Embora tenhamos herdado muitas dívidas e estas sejam um impeditivo para novos investimentos, seguimos em busca de parcerias, das mais simples às mais sofisticadas como esta UBS. Tudo a gente dá um jeito, mas a Saúde é diferente”, refletiu Pivatto.
Homenagem a Sidney Alves Aranha – TIDE

O clima da inauguração da nova UBS foi marcado por comemorações e homenagens. A começar pelo patrono da UBS a quem o prefeito José Pivatto se referiu como um excelente jogador de futebol, além de destacar toda a sua trajetória vitoriosa como funcionário e gerente da agência do Banco Itaú, desde sua instalação ainda como Banco Federal de Crédito.

“O TIDE era uma pessoa muito querida em nossa cidade. Foi presidente de Clube de Futebol e de várias entidades assistenciais, sempre com atuação brilhante. Assim, esta homenagem é mais que merecida”, disse o prefeito.

Outro homenageado foi o Dr. Marcos Aurélio Teixeira, que foi o primeiro médico do PSF Chico Mendes. Emocionado, Dr. Marcos agradeceu pelo convite para a inauguração da UBS e destacou que nunca viu alguém se dedicar tanto à Saúde e à Educação como o prefeito José Pivatto. “Não fui apenas o primeiro médico do Chico Mendes, mas fui o primeiro médico a fazer o terceiro turno, ampliando o horário do atendimento à população, graças à sensibilidade do prefeito Pivatto, de modo que fico muito feliz de estar aqui hoje”, disse.

Também foram homenageados o mestre de obras, Luiz Severino Rodrigues de Oliveira, que acompanhou do início ao fim a construção da UBS; a representante do Departamento Regional de Saúde, Marlene Rizziolli Lima e a enfermeira, Cláudia Emília.

Deixe um comentário

Atribuição de aulas

O Secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...

Esportes

Aconteceu no domingo (25), o inicio dos jogos da ‘5‘º Copa Rosamélia de Futebol Society’, organizados com o apoio da Prefeitura de ...

Carro fumacê no combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Zoonoses, iniciou nesta sexta-feira (22), as ações ...

Boletim Informativo 141

Essa é a Prefeitura de Cosmópolis, a cidade universo! Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram: @prefcosmopolis Facebook: ...