Saúde

Prefeitura realiza Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

Prefeitura realiza Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

A Prefeitura de Cosmópolis vai realizar neste sábado (03), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. No dia, a Secretaria de Saúde também estará realizando a atualização da caderneta em menores de 15 anos, aplicação da vacina contra COVID-19, Meningite e Influenza (gripe).

A ação ocorrerá das 8h às 15h30 na UBS CSII Centro. Para receber a imunização, é necessário levar a caderneta de vacinação.
Público alvo

O grupo-alvo para a Campanha Contra a Poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade. Deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente conforme as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, com a VIP.

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade considerando o esquema básico de vacinação com VIP (D1, D2 e D3) e será somente atualizada a Caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado.

As crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP.

Nesta situação, não é necessário respeitar o intervalo mínimo entre a dose de VOP administrada no período da campanha e a dose da rotina.

Na situação do comparecimento de crianças com esquema básico completo (D1, D2 e D3 de VIP), só será administrada VOP se a criança completou esquema até o dia 07 de agosto de 2022.

Crianças de 3 a 4 anos podem tomar a vacina de COVID-19 (comorbidades, deficiência ou indígenas) e menores de 15 anos também podem atualizar a caderneta COVID-19. Já os adultos Adultos podem aproveitar para atualizar a caderneta com as vacinas contra influenza e COVID-19.

Multivacinação
A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Estadual de Vacinação.

Para receber a imunização, é importante levar a caderneta de vacinação.

Ponto de vacinação neste sábado
UBS – CSII: Rua Max Hergert, 770, Centro

Saúde nas escolas

A Prefeitura de Cosmópolis realizou na quarta-feira (08), o ‘Dia D Mais Saúde Bucal’ nas escolas, coordenado pelas Secretarias Municipais ...

Educação

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (13), as entregas dos uniformes ...

FINAL DE CAMPEONATO

Na manhã do domingo (28), aconteceu a final do Campeonato de Futebol Amador 2024 – Categoria Veteranos. A disputa entre as equipes União ...

Abril azul

Em comemoração ao ‘Abril Azul’, mês de conscientização sobre o autismo, período estabelecido pela ONU (Organização das Nações ...

Esportes

Aconteceu no domingo (05), a ‘3ª etapa do Campeonato Paulista de BMX’, sediada em Cosmópolis, realizada na pista bicicross ‘Rodrigo ...

Festa do Trabalhador 2024

Muitos louvores e adoração estiveram entre as principais atrações da abertura da ‘Festa do Trabalhador 2024’, iniciada na noite da ...