Saúde

Prefeitura realiza nova etapa da vacinação contra a febre amarela na zona rural neste sábado (28)

Prefeitura realiza nova etapa da vacinação contra a febre amarela na zona rural neste sábado (28)

Medida tem como objetivo reforçar o controle da doença no município, apesar de não existirem casos registrados até o momento.

A Prefeitura Municipal de Cosmópolis realiza mais uma etapa da vacinação contra a febre amarela neste sábado (28). A ação será realizada novamente na zona rural do município. As vacinas serão aplicadas em três locais diferentes: os bairros Nova Campinas e Moradas de Carolina; e no Assentamento Milton Santos.

No Nova Campinas a vacinação ocorre das 8h às 15h na EMEB Antonio Pegorari, localizada no quilômetro 2 da Estrada CMS 162. Já no Moradas de Carolina e no Assentamento Milton Santos a imunização será feita casa a casa a partir das 8h.

A medida tem como objetivo reforçar o controle da doença no município, que até o momento não registrou casos da enfermidade. Para receber a vacina o interessado deve comparecer a um dos locais de vacinação portando Cartão de vacinação, cartão do SUS, e um documento de identificação com foto. Caso a pessoa não tenha cartão de vacinação, será emitido um na hora.

A vacina é contraindicada para crianças menores de nove meses de idade, portadores de HIV, pacientes com imunodepressão de qualquer natureza ou em tratamento com drogas imunossupressoras, pessoas submetidas a transplante de órgãos, com imunodeficiência primária ou com neoplasia, indivíduos com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina – como o ovo de galinha e derivados – e pacientes com história pregressa de doença do timo.

Mães que estejam amamentando crianças até seis meses de idade também não devem ser vacinadas pois existe risco de transmissão do vírus. Os pacientes acima de 60 anos devem apresentar liberação médica antes de serem imunizados. Quem já foi vacinado contra a Febre Amarela alguma vez na vida não precisa ser vacinado novamente.

A vacina continua a ser aplicada normalmente durante a semana em seis Unidades Básicas de Saúde, sendo elas: UBS CSII, UBS Jardim de Fáveri, UBS Integrado, UBS / PSF Andorinhas, UBS / PSF Beto Spana e UBS/PSF Vila Cosmo. O procedimento para ser imunizado é o mesmo. A única diferença é que de segunda a sexta-feira, idosos que ainda não tenham liberação passam por avaliação médica na UBS.

SERVIÇO:

O Que: Vacinação contra a febre amarela nos bairros Nova Campinas e Moradas de Carolina; e no Assentamento Milton Santos.

Quando: Sábado, 28 de abril de 2018.

Onde: EMEB Antonio Pegorari, localizada no quilômetro 2 da Estrada CMS 162, das 8h às 15h. E casa a casa nos bairro Moradas de Carolina e no Assentamento Milton Santos a partir das 8h.

Deixe um comentário

Saúde abre inscrições para conselheiros

Até quarta-feira (22) a Secretaria Municipal de Saúde recebe inscrições para quem quiser compor o Conselho Municipal de Saúde (Biênio 2021 ...