Programa de reflorestamento e Preservação Permanente do Solo

Programa de reflorestamento e Preservação Permanente do Solo

Programa de reflorestamento e preservação permanente do solo em Cosmópolis

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), efetivou um dos módulos do ‘ ’, como objetivo capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de mudas e recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs). O programa aconteceu nos dias 26 e 27/09, efetuando o Módulo VII – Preparo do Solo, realizando os ensinos no Sitio Warga – Gleba B, localizado no bairro rural Campos Sales, totalizando 16 horas de cursos. Dando ênfase na formação de agentes multiplicadores naturais.
As APPs são protegidas pela Lei n. 12.651/2012 (Novo Código Florestal Brasileiro), e têm a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, a fim de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Quando o produtor faz o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ele já fica sabendo se seu terreno tem uma APP e se é necessário fazer a recomposição vegetal com árvores nativas. Para que um produtor rural possa continuar cultivando em uma propriedade é obrigatória a adoção de boas práticas de conservação de solo e água, uma vez que ela possui diversas fragilidades ambientais e demandam manejos diferenciados. Os participantes, proprietários, produtores e trabalhadores rurais, ficam cientes que é de extrema importância plantarem árvores, onde houver necessidade de recomposição vegetal em suas propriedades e garantirem a regularidade ambiental, garantindo a continuidade da sua agricultura.

A finalidade do Programa de Florestamento é a produção 12.000 mudas de árvores nativas de espécies variadas para recomposição vegetal em nosso município.

Outras informações e cursos realizados pelo SAMA:
Rua Max Hergert, 1052, centro, 3872-1605.

Em destaque, imagens do ‘modulo VII’ de florestamento, preparo do solo.

Horários especiais no jogo do Brasil

Devido aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol, a Prefeitura estabeleceu horários especiais para os dias da primeira fase ...