Notícias

Programa Mãe Coruja realiza atividade em comemoração ao mês das mães

Programa Mãe Coruja realiza atividade em comemoração ao mês das mães

Em comemoração ao mês das mães o Programa Mãe Coruja, que pertence ao Núcleo de Educação em Saúde (NUESA) da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades com algumas mamães e seus bebês.

A primeira atividade foi uma aula de musicalização para os bebês, com o Professor Rafael Beling, coordenador de música da Secretaria Municipal de Educação.

Em seguida, a fisioterapeuta Renata Lino Diniz do CERC da Secretaria Comunitária de Saúde, realizou uma sessão de massagem terapêutica shantala para bebês.

Ambas atividades tem como objetivo a estimulação do desenvolvimento neurológico, físico e emocional, proporcionar maior interação mãe – bebê, relaxamento e bem estar.

Programa Mãe Coruja

O Programa Mãe Coruja está em novo formato, com acompanhamento das gestantes, puérperas e vigilância do recém-nascido. O Mãe Coruja atualmente atende quatro Unidades Básicas de Saúde sendo elas: Cosmópolis I, Beto Spana, Andorinhas e CSII.

O NUESA faz captação das gestantes dessas quatro unidades e o Programa apoia e complementa com orientações periódicas ao pré-natal, que é realizado nas unidades.

Após o nascimento, outras atividades de acompanhamento são desenvolvidas com as mamães e bebês. As mamães podem participar do Mãe Coruja já no primeiro trimestre da gestação e o acompanhamento vai até os 3 anos do bebê.

São abordados temas que envolvem não só a questão de saúde neste período tão importante, mas também humanização; aspectos emocionais e a importância de ter tranquilidade na gestação. Quando necessário há encaminhamento para psicologia.

São dadas também dicas sobre alimentação saudável; planejamento familiar; importância do vínculo mãe – bebê; amamentação; o aconchego da criança no colo; risco com o engasgo; segurança do bebê; banho no balde, saúde geral, bucal e desenvolvimento da criança além de outros cuidados com o recém-nascido.

Abril azul

Em comemoração ao ‘Abril Azul’, mês de conscientização sobre o autismo, período estabelecido pela ONU (Organização das Nações ...

Atribuição de aulas

A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...

Nova Secretária de Educação

Nesta segunda-feira (01), o Prefeito Junior Felisbino oficializou a nomeação da nova Secretária Municipal de Educação, a pedagoga Isabel ...

COPA S.E.C.

No último sábado (13), aconteceu a 1ª Copa S.E.C. 2024 nos gramados do King Fut Society. A disputa da ‘Categoria de Base Sub 11’, foi ...

Vacinação contra a dengue

A Prefeitura Municipal de Cosmópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, dará ...