Eventos

Reconstrução e inauguração

Reconstrução e inauguração

Celebrando os 79 anos de Cosmópolis, emancipação política e administrativa, a Prefeitura Municipal entregou as obras da ponte sobre o Ribeirão Três Barras, popular ‘Ponte do Baguá’, oficialmente reinaugurada com o nome de José Inocêncio.
Interdição e obras

Após laudos técnicos e estudos da Defesa Civil e órgãos competentes, a Prefeitura necessitou interditar emergencialmente os acessos à Ponte, devido aos possíveis riscos iminentes de desabamento.

Os danos estruturais foram agravados pelas constantes chuvas dos primeiros meses de 2023, mas sobretudo, pela falta de manutenções nos últimos 30 anos.
A interdição emergencial incidiu em 05/01, sendo intensificadas as obras em caráter de urgência, somente iniciadas quando cessadas as chuvas de verão, liberando os acessos em 25/08, com seis meses de trabalhos.

O investimento foi de R$ 4,5 milhões para a reconstrução total da ponte, construindo novas galerias pluviais de escoamento de água dos bairros, correção da direção do curso do rio, estruturas e muro de gabião.

As vias de acesso receberam novo recapeamento asfáltico, melhorias nos passeios públicos, sinalizações de trânsito, marcações de solo, e duas faixas elevadas para travessia de pedestres, com pinturas diferenciadas de setas nas extremidades, indicando as elevações e passagem direta pelas calçadas.
Homenageado

O Prefeito Junior Felisbino, acompanhado de Secretários Municipais, Vereadores e autoridades locais, oficializou a reinauguração nomeando a ponte como ‘José Inocêncio’.

Diante dos familiares do homenageado, o Prefeito Junior Felisbino comentou a importância histórica de José Inocêncio para Cosmópolis, especialmente aos moradores dos bairros próximos, principalmente o conhecido ‘Baguá’.
Entusiasta da cultura popular, de maneira especial o samba, marcou época pelo resgate dos tradicionais blocos e grupos musicais do Baguá, recriando os épicos ‘boizinhos’ e ‘vaquinhas’, aos adereços como máscaras e ‘bonecões’ dos desfiles.

Concurso Microcontos

A Estação SESI de Cultura de Cosmópolis está com as inscrições abertas para sua primeira edição do Concurso Microcontos! No concurso, ...

Atribuição de Aulas

A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...