SAMA finaliza curso de Olericultura Orgânica

SAMA finaliza curso de Olericultura Orgânica

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com o Sindicato Rural de Campinas/SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, tendo como intuito solicitar atividades de formação profissional rural, promoveu o Programa de Olericultura Orgânica. O encerramento aconteceu no Espaço Guaiçara.

Agricultura orgânica é um sistema de produção integrado com a fauna e flora, que utiliza insumos orgânicos, biológicos, recursos naturais de forma racional e que tem por objetivo produzir alimentos, preservando o meio ambiente, as atividades biológicas do solo, biodiversidade, logo promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das pessoas.

O plantio de olerícolas, quando realizado de forma correta, proporciona as condições necessárias para o bom desenvolvimento da planta. O plantio pode ser feito em local definitivo, quando colocamos a semente diretamente no solo, seja em canteiros, covas ou leiras, ou ser em sementeiras ou viveiros, para posterior transplantio em local definitivo. A produção adequada de mudas de qualidade é fator essencial para o êxito na produção de olerícolas em escala comercial.

No entanto, a falta de conhecimento nessa área é muito grande por parte dos produtores, somando-se à pouca disponibilidade de sementes e substratos certificados. Este Programa procura orientar, de forma simples, as operações necessárias e essenciais para a capacitação dos trabalhadores rurais, tais como: a escolha do local e a construção do viveiro, o preparo do substrato, a semeadura e o manejo das mudas até ficarem no ponto de plantio e, finalmente, o preparo do local e o plantio definitivo.

Procura, ainda, fornecer subsídios que auxiliem o trabalhador a desenvolver seu senso crítico e de observação, preservando a saúde e a segurança, praticando assim uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente e obtendo um produto mais saudável e sustentável.
Os cursos são oferecidos gratuitamente e tem como objetivo, contribuir efetivamente para o aumento de renda, integração e ascensão social das pessoas do meio rural por meio de técnicas de melhor aproveitamento dos produtos obtidos nas propriedades rurais, observando princípios de sustentabilidade, produtividade e cidadania, colaborando também para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Novos Protocolos Sanitários COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, para regulamentação sanitária nos eventos realizados em lugares fechados como templos ...