SAMA realiza curso de Aquaponia para agricultores rurais

SAMA realiza curso de Aquaponia para agricultores rurais

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tendo como intuito solicitar atividades de formação profissional rural, promoveu o curso de Aquaponia para agricultores rurais do município.
A qualificação, é uma parceria com o Sindicato Rural de Campinas e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), foi ministrada pelo instrutor do SENAR Diogo Shinohara.
O objetivo da capacitação é desenvolver o potencial empreendedor do produtor rural. A aquaponia é uma importante ação para o agronegócio integrando atividades agropecuárias: aquicultura com a hidroponia.
Já imaginou em um mesmo espaço implantar uma horta e criar pequenas espécies de peixe para o consumo? Essa é a aquaponia, um sistema bioquímico que ganhou ênfase nos anos 80 e 90 nos Estados Unidos, e que vem se intensificando no Brasil.
Nesse sistema se usa cerca de 90% de água a menos quando comparado à hidroponia. Ou seja, a aquaponia tem por base a reciclagem da água, fazendo uma otimização com os nutrientes que são colocados no sistema através da ração.
O que é rejeito/resíduo de um, serve de insumo para o outro, criando um processo rotativo, em que uma atividade vai alimentando a outra. O sistema pode ser instalado em espaços relativamente pequenos, e a mão de obra não exige muita força de trabalho.
Dentre as espécies de peixes mais utilizadas pelos projetos de aquaponia em todo o mundo, destaca-se a tilápia. Quanto às hortaliças, na estação montada foram: alface, rúcula, agrião; e colocaram um berçário de cebolinha, salsinha e coentro para mostrar aos participantes do curso que é possível fazer desde a produção de muda até a colheita, dentro da aquaponia.

Share this post