sama visita projeto de hortos medicinais e panc de santa bárbara d’Oeste

sama visita projeto de hortos medicinais e panc de santa bárbara d’Oeste

Na última semana a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SAMA) realizou uma visita para conhecer o projeto de plantas medicinais e as ‘PANC’, buscando a oportunidade da realização em Cosmópolis. Inicialmente será como projeto piloto até a adesão de uma forma mais intensa.
A Prefeitura de Santa Barbara d´Oeste desenvolve projetos de hortos medicinais nas escolas e no viveiro municipal em parceria com o grupo de voluntários da Cozinha Medicinal, UNICAMP na estratégia de rede de Municípios Saudáveis, ESALQ-Escola Superior de Agricultura/USP no planejamento e identificação de plantas medicinais e Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado
A estratégia utilizada é o aproveitamento de espaços ociosos, participação comunitária e dos técnicos e funcionários de diversas secretarias. Os estudos compilados na forma de livros e cartilhas são elaborados com o saber popular e com as pesquisas científicas de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e comestíveis.
As plantas a serem cultivadas, sua preparação e o seu uso, a escolha do modelo do horto e o tipo de capacitação são realizada de forma participativa, em oficinas teóricas e práticas para consolidar e divulgar os conhecimentos
O produto dos projetos é avaliado pela UNICAMP. O resultado da sua qualidade vem com as premiações nacionais e internacionais recebidas.

Share this post