Saúde

Saúde Amplia vacinação contra Meningite de 13 a 14 anos

Saúde Amplia vacinação contra Meningite de 13 a 14 anos

Ampliação Temporária da vacina Meningocócica ACWY para adolescentes de 13 e 14 anos até junho de 2023

A vacina Meningocócica ACWY (conjugada) foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020, e encontra se disponibilizada no calendário das crianças maiores de 7 anos e adolescentes do Programa Estadual de Imunização (PEI), em consonância com o Programa Nacional de Imunização, sendo indicado administrar uma dose ou um reforço, conforme situação vacinal, para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Sabemos que o maior risco de adoecimento para a doença Meningocócica é a de criança menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe.

A Prefeitura de Cosmópolis, juntamente com Vigilância Epidemiológica e Atenção primária, enfatiza incorporação ou ampliação da vacinação para coortes de adolescentes não vacinados para a vacina Meningocócica ACWY, com estratégia de reduzir o número de doenças bacteriana em nasofaringe, garantindo assim, a proteção de significativa proporção desses adolescentes vacinados até a idade adulta, com diminuição dos coeficiente de incidência da doença em condições endêmicas.

Diante das baixas coberturas vacinais, a situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da Covid19, o Programa Nacional Imunização disponibilizou temporariamente até junho de 2023 a vacina Meningocócica ACWY (conjugada) para adolescentes de 13 e 14 anos de idade. Está medida tem por finalidade a proteção contra a doença Meningocócica, pelos sorotipos A, C, W, Y. A vacinação já está disponível nos sete Postos de Saúde do município.

Vamos proteger nossas crianças e adolescentes!

Boletim Informativo 87

Seja bem vindo ao nosso canal! Essa é a Prefeitura de Cosmópolis, a cidade universo! Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram: ...