Saúde

Saúde inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Saúde inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

A Secretaria de Saúde inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de vacinação de menores de 15 anos de idade.

As campanhas ocorrem de 08 de agosto a 09 de setembro.

As campanhas de vacinação coincidirão com a realização da vacinação contra a covid-19, em andamento.

As vacinas COVID-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, na população a partir de três anos de idade.

Público alvo
O grupo-alvo para a Campanha Contra a Poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade. Deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente conforme as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, com a VIP.

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade considerando o esquema básico de vacinação com VIP (D1, D2 e D3) e será somente atualizada a Caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado.

As crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP.

Nesta situação, não é necessário respeitar o intervalo mínimo entre a dose de VOP administrada no período da campanha e a dose da rotina.

Na situação do comparecimento de crianças com esquema básico completo (D1, D2 e D3 de VIP), só será administrada VOP se a criança completou esquema até o dia 07 de agosto de 2022.

Contraindicações gerais
Pessoas com imunodeficiência humoral ou mediada por células, neoplasias, uso de terapia imunossupressora; comunicantes de pessoas com imunodeficiência humoral ou mediada por células, neoplasias, uso de terapia imunossupressora; Pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e seus comunicantes; História de reação anafilática a algum componente da vacina ou em dose anterior; História de pólio vacinal associada à dose anterior.

A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Estadual de Vacinação.

Pontos de vacinação
UBS – CSII: Rua Max Hergert, 770, Centro
UBS – Andorinhas: Rua Laviero Giuzio, 360, Cidade Alta
UBS – De Fáveri: Av. Ester, 1.433, Jd. de Fáveri
UBS – Henrique Scursoni: Rua Pedro Guimaraes Bertazzo, 257, Bader José Aun
UBS – Vila Cosmo: Rua Pedro Damiano, 327, Vila Cosmos
UBS – Beto Spana: Av. da Saudade, 2.734, Beto Spana
UBS – TIDE: Rua Antônio Carlos Azambuja, 212, Parq. Res. Rossetti
Documentos: Carteira de vacinação
Das 08h as 15h30

Qualificação e geração de emprego

A Prefeitura de Cosmópolis iniciou uma parceria inédita entre empresários de oficinas mecânicas da cidade, visando aprimorar os serviços ...

Encontro de amigos na Praça

A ‘Praça Presidente Kennedy’, popular ‘Praça do Rodrigo’, recebeu no domingo (18), a edição mensal do ‘Encontro dos Amigos do ...

Boletim Informativo 138

Essa é a Prefeitura de Cosmópolis, a cidade universo! Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram: @prefcosmopolis Facebook: ...

Atribuição de Aulas

O Secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...

JUNTOS CONTRA A DENGUE

Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Cosmópolis por meio da Secretaria de Saúde, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses e ...